Skip links
5 cuidados com a pele para ter agora mesmo

5 cuidados com a pele para ter agora mesmo

Para muitas pessoas, uma das dicas mais básicas é: use protetor solar. A máxima ganhou destaque após um icônico discurso e ressalta o quanto é importante adotar uma rotina que envolve alguns cuidados com a pele.  

No entanto, essa dica não é colocada em prática por todo mundo. Ainda existem pessoas que não adotam boas práticas ou mesmo que acreditam em formas não eficientes para esse processo. 

Portanto, ao longo desse conteúdo vamos passar algumas informações essenciais para que você consiga adotar esses cuidados com a sua pele em sua rotina e garantir maior saúde para o maior órgão do corpo humano.  

Qual a importância de cuidar da pele?

Como falamos, a pele é o maior órgão do corpo humano. Além do seu tamanho, é uma das áreas mais expostas a fatores externos, afinal, está diariamente em contato com bactérias e vírus presentes no ar, além de radiação solar, agentes químicos, poluição, entre outros eventos como cortes que podem acontecer. 

Outro fator determinante é o tempo. A pele é um dos principais componentes sensíveis ao tempo, visto que, com o passar dos anos fica mais sensível, perde a elasticidade e começa a demandar alguns cuidados específicos.  

Dessa forma, os cuidados da pele são fundamentais para 2 motivos claros:

  1. Evitar e retardar o envelhecimento: as marcas do tempo são evidentes, porém, os cuidados servem para ajudar a retardar esse processo, ou mesmo para evitar a aparência mais velha. Inclusive, os cuidados da pele são importantes para o sucesso de boa parte dos procedimentos estéticos. 
  2. Evitar doenças de pele: como falamos, vírus, bactérias estão presentes no ar e podem resultar em doenças. Além disso, existem outras condições que são decorrentes da falta de cuidado e podem causar complicações. 

Doenças de pele

Falamos sobre as doenças de pele e, agora, é importante um capítulo exclusivo para detalharmos essas enfermidades. 

Como falamos, a pele é um dos principais pontos de contato entre o corpo humano e agentes externos, por isso, além dos cuidados serem essenciais para a manutenção da beleza, são importantes também para impedir que algumas doenças apareçam. 

Entre essas doenças é preciso destacar o câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre janeiro de 2020 e outubro de 2021 foram registrados mais de 99 mil casos de diagnósticos desse tipo de câncer em todo território brasileiro. 

Entre as principais causas desse câncer, é preciso lembrar de algumas condições genéticas. Porém, vale o alerta para a falta de cuidados com a pele para evitar e amenizar os efeitos, principalmente da radiação solar. 

Na mesma fonte onde os dados foram coletados, um importante médico e Coordenador do Núcleo de Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês afirmou que o uso de protetor solar não é uma prática diária de boa parte da população brasileira e ainda reforçou que a evolução de pintas e sinais de pele não é um processo acompanhado por todo mundo. 

5 cuidados com a pele necessários

Pensando nisso, a seguir, separamos os 5 principais cuidados com a pele que você pode começar a adotar agora mesmo. Você vai ver que, na prática, são ações simples, que podem fazer um grande efeito e fazer com que sua pele seja mais saudável. Confira:

1. Usar protetor solar diariamente

O erro de muitas pessoas é acreditar que o uso do protetor solar só é necessário quando há um contato excessivo e direto com o sol.  

Estamos em contato direto com a radiação solar em vários momentos do dia, seja enquanto caminhamos, dirigimos ou mesmo ao trabalho, por isso, o protetor solar deve ser um componente presente diariamente. 

O filtro solar é importante para proteção contra os raios UVA (raios solares que alcançam a camada interna da pele – a derme) e UVB (raios solares que atingem a camada externa – a epiderme).

A recomendação é a utilização diária, com atenção redobrada em momentos de contato direto como em praias e piscinas. Dessa forma, você conta com um importante aliado para prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele, além de evitar aparecimento de manchas, flacidez e rugas. 

2. Mantenha-se hidratado

A hidratação é uma das principais aliadas para a manutenção da pele saudável. A água é um dos principais componentes do nosso corpo e responsável direto por fornecer nutrientes e substâncias necessárias para a regeneração celular da pele. 

A hidratação certamente começa pelo consumo de água. Especialistas afirmam que cada pessoa deve consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado. Além disso, ainda é preciso alguns cuidados para hidratar a pele na parte externa. 

Assim, hidratantes são fundamentais para auxiliar o processo de regeneração e para manutenção da aparência da pele, reagindo contra efeitos do tempo e atuando a favor da saúde. 

3. Tenha uma rotina de limpeza de sua pele

A higienização é um cuidado com a pele básico e muito importante. Um processo correto de limpeza é fundamental para livrar a pele de impurezas que se acumulam, seja durante o dia ou mesmo durante o sono. 

Especialistas indicam que esse processo deve acontecer pela manhã e à noite, antes do repouso. Assim, é possível retirar a oleosidade excessiva da pele e ainda remover produtos como protetor solar, maquiagem e outros cremes. 

Sobre a limpeza, é preciso lembrar que o processo é fundamental após a prática de atividades físicas, visto que o suor pode carregar algumas impurezas para a pele. Portanto, atenção redobrada após os treinos. 

Na prática, a limpeza com água e um sabonete facial já é eficiente, desde que seja realizada de forma correta e com a devida atenção. Por isso, não é preciso um trabalho intenso para manter sua pele limpa e saudável durante o dia a dia. 

4. Tenha uma alimentação saudável

Ter um plano alimentar adequado é uma dica para boa parte dos temas que abordamos aqui em nosso blog. O motivo é bem simples: a alimentação é a principal responsável pela produção de nutrientes e energias do nosso corpo, incluindo aqueles que são direcionados para a pele. 

Por isso, um plano alimentar com legumes, hortaliças e frutas ajuda a combater o envelhecimento da pele e ainda deixa mais saudável, visto que esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais. 

Ainda existem alguns alimentos que ajudam na prevenção de danos causados pela radiação solar. Nesse caso, estamos falando de cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, alternativas que contém carotenóides, uma substância que se deposita na pele e possui ação antioxidante. 

5. Consulte um dermatologista

A dermatologia é a área médica responsável por cuidar da pele. Por isso, da mesma forma que é necessário uma consulta periódica para cuidar do coração, é preciso acompanhar a saúde de sua pele. 

Esse acompanhamento é ainda mais importante para aquelas pessoas que possuem alguma condição genética que demanda maior cuidado, ou ainda para pessoas que possuem pintas e marcas de pele que precisam ser examinadas. 

Os cuidados com a pele são essenciais para sua rotina diária. Seguindo essas dicas, você consegue adotar algumas ações para proteger e deixar sua pele ainda mais saudável. Em nosso blog você confere outras informações e dicas que geram mais qualidade de vida e bem estar para você.  

Entre em contato

Leave a comment