Skip links
Artroscopia

Artroscopia: uma inovação não tão nova assim!

A tecnologia nos ajuda muito evoluir, facilita nossa vida, torna prática e fácil situações antes complexas e faz nossa rotina ser mais produtiva. Com certeza teríamos  dificuldades de ficar livre da tecnologia que hoje utilizamos  em nosso cotidiano e em nossas atividades de trabalho.

Na área médica dos cuidados e com os tratamentos de saúde não é diferente. As lesões ortopédicas tão comuns no nosso dia a dia , principalmente daqueles que praticam muita atividade física ou aquelas relacionadas ao envelhecimento e aos acidentes são tratadas de forma minimamente invasiva há muitos anos. Para se ter ideia, hoje utilizamos corriqueiramente a artroscopia , que é a cirurgia realizada com auxílio de câmeras através de mini portais para se conseguir acessar e enxergar dentro de uma articulação,

Para tratar diversas lesões articulares do joelho, quadril, tornozelo e ombro entre outras.

Mas essa modernidade tão amplamente utilizada hoje é uma tecnologia que iniciou na década de 50/60. As formas de utilizar esse método foram se aprimorando e modernizando para que hoje nós pudéssemos realizar cirurgia de uma forma mais precisa, menos invasiva e com resultados mais eficientes. Toda modernidade veio através da possibilidade de conseguirmos esterilizar óticas, conectá-las a  aparelhos com definições de imagens fantásticas que permitem ao médico uma forma de identificar com clareza toda a anatomia e planejar de forma precisa todo o tratamento necessário! 

E o mais bacana é que essas câmeras não são utilizadas somente para o tratamento de lesões de cartilagem intra-articulares, elas também são utilizadas para todas as cirurgias endoscópicas dentro do abdômen,  dentro do ouvido e até mesmo para tratar lesões do cérebro. A modernidade nos ajuda como paciente a ser melhor tratado e ter uma solução menos agressiva e mais precisa dos nossos problemas de saúde e permite ao médico conseguir se modernizar ao ponto de oferecer aos pacientes a melhor tecnologia para o melhor tratamento.

Entre em contato

Leave a comment