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Como manter a rotina de treinos em épocas festivas

Como manter a rotina de treino em épocas festivas?

Manter a rotina de treino não é uma tarefa muito simples. No dia a dia, tarefas, imprevistos, obrigações são alguns fatores responsáveis por fazer com que a sequência de treinos seja quebrada e os resultados comprometidos. 

Em épocas festivas, esse desafio é ainda maior e a rotina de treinos fica ainda mais comprometida. Afinal, além de uma série de compromissos, feriados e eventos, ainda há uma grande tendência para a alimentação inadequada, sobretudo em datas comemorativas como natal, ano novo, carnaval e festas juninas. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nesses momentos. Depois de ler esse conteúdo, será possível passar por essas datas festivas sem quebrar a rotina de treino e sem abrir mão dos resultados.

Por que é importante manter a rotina de treino?

Antes de apresentarmos as dicas, é preciso lembrar dos motivos pelos quais esse processo é importante durante festas de final de ano e outras datas comemorativas. 

Tradicionalmente, os momentos em que acontecem esses eventos e épocas festivas acumulam algumas situações que, quando combinadas, são prejudiciais para quem busca objetivos como emagrecimento, condicionamento físico ou mesmo apenas qualidade de vida. 

Estamos falando de uma alimentação desregulada, consumo de bebidas alcoólicas e redução do gasto calórico. 

Logo, manter o ritmo de treino é fundamental para que todo o resultado alcançado até então não seja perdido e também para que o corpo não se acostume com uma rotina que não leva em conta os treinos. 

Dito isso, a seguir vamos apresentar as X dicas práticas para não deixar o ritmo cair e manter a rotina de treino mesmo em épocas festivas. Veja quais são: 

Dicas para manter a rotina de treino 

Antes de qualquer coisa, é sempre importante lembrar que estamos falando a partir de um contexto geral. Essa dificuldade para manter a rotina de treinos durante esses períodos é uma queixa recorrente em nossos canais de comunicação, porém, para outras pessoas é mais simples.

1. Tudo começa com a organização 

A primeira dica vale para qualquer pessoa que deseja ter uma rotina de treinos. Estamos falando de organização. Esse processo é fundamental para estabelecer horários, treinos, alimentação e ações necessárias para alcançar o objetivo estabelecido. 

Sabemos que, muitas vezes, eventos, confraternizações e celebrações que acontecem durante essas datas comemorativas, são planejados com certa antecedência. Assim, é possível criar um planejamento para evitar que os treinos aconteçam nesses horários. 

Quer ver um exemplo simples? Se a empresa que você trabalha, ou mesmo o seu grupo de amigos, vai fazer uma confraternização, seja ela uma festa junina, happy hour ou amigo oculto em uma noite da semana, o ideal é que você faça seu treino em outro horário. 

Essa dica pode parecer bem simples, e, na verdade, é. Porém, muitas pessoas que se queixam da falta de continuidade de treinos, relatam que a organização é um dos principais fatores que afastam dessas atividades.

2. Utilize as condições disponíveis

Uma outra dica para manter a rotina de treino é utilizar as condições disponíveis. Nesse caso, estamos falando sobre pessoas que viajam ou mesmo que não possuem acesso às academias ou espaços em que normalmente os treinos são realizados. 

Hoje em dia é possível contar com treinos de diversas formas, isso quer dizer que é possível criar uma rotina de treino que não dependa exclusivamente de academias, aparelhos ou mesmo instrumentos. 

Corrida na praia, caminhada em espaços públicos como praças e parques, treinos rápidos na varanda ou quadra da casa são ótimas saídas e, sobretudo, não dependem de terceiros para serem realizados.

3. Cuide da alimentação 

Como falamos, épocas festivas são os principais vilões quando falamos em manter uma alimentação saudável. Comidas que possuem um alto valor calórico e bebidas alcoólicas são os principais elementos dessa questão. 

A dica aqui é sempre manter o equilíbrio. De uma forma geral, não é preciso abrir mão completamente de quitutes e comidas típicas desses eventos comemorativos, porém, é preciso ter cuidado para que essa ingestão não aconteça de forma demasiada. 

Para essa dica, a ingestão de água é fundamental, afinal, essa é a principal forma de repor a hidratação do corpo, principalmente em situações em que o consumo de álcool acontece de forma excessiva.

4. Mantenha a mentalidade 

Um outro ponto importante é manter a mentalidade sobre os treinos. Muitas vezes, há um ciclo vicioso que leva a uma série de fatos que prejudicam ainda mais os treinamentos e o condicionamento físico. 

Questões como, “não treinei duas vezes na semana, não vou treinar mais essa semana”, ou “bebi hoje, tudo bem se beber mais amanhã” são comuns e comprometem ainda a rotina de treino. 

A dica nesse caso é sempre manter o cronograma e, sempre que sair desse planejamento, voltar o quanto antes, mesmo que seja de forma gradual e com o ritmo em evolução do que é o normal.

5. Pouco é melhor que nada

Sabemos que condicionamento físico, preparo muscular e vontade de treinar são impactos em momentos de intensas comemorações e saída da rotina. 

No entanto, é preciso sempre lembrar seu corpo sobre o processo dos treinos. Realizar atividades mais curtas, caminhadas e corridas de 20 minutos, por exemplo, é melhor do que não treinar por falta de vontade ou condições de executar um treino de uma hora. 

Na prática, é definitivamente melhor e mais saudável fazer 30 minutos de um exercício, mesmo que seja leve, do que não fazer nada durante um longo período. 

O que fazer para voltar à rotina de treino depois de épocas festivas?

Caso não seja possível seguir essas dicas, alguns cuidados são extremamente necessários para a volta aos treinos, principalmente quando a pausa nos treinamentos for longa, como em épocas de férias ou festas de final de ano. 

O principal cuidado é não voltar aos treinos da mesma forma que eram realizados antes desse momento. Uma readaptação é importante para que os treinos evoluam de forma natural, não comprometendo a saúde ou gerando lesões. 

Para isso, a dica é sempre contar com uma equipe profissional capacitada. Exames periódicos são essenciais para garantir que o corpo tenha condições necessárias para realizar atividades físicas, principalmente, o acompanhamento médico e fisioterápico e de um educador físico ajudam nesse processo de volta. 

Seguindo as dicas que deixamos aqui, fica mais simples o desafio de manter a rotina de treinos em épocas festivas e datas comemorativas. Além disso, vale a pena lembrar que tudo passa pelos objetivos de cada pessoa. 

Se você possui objetivos bem claros, vale a pena também equilibrar esses eventos com a rotina para que não impacte totalmente os objetivos já alcançados. 

Aqui na Vicci, você encontra tudo que precisa para manter a rotina de treinos. Temos uma equipe multidisciplinar, preparada para atender em todos aspectos, oferecendo auxílio em áreas como nutrição, recuperação de lesões e acompanhamento médico e físico para buscar os melhores resultados, independentemente da atividade física que você pratica.  

Além disso, aqui na parte de Dicas & Saúde você encontra informações e dicas para manter a melhor rotina possível, sobretudo pensando em saúde e qualidade de vida. Dessa forma, é possível criar um dia a dia mais saudável e preparado para momentos em que esses momentos não sejam complicados e não impeçam você de alcançar seus objetivos. 

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