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Condicionamento físico: dicas para melhorar de forma eficiente

Condicionamento físico: dicas para melhorar eficientemente

Condicionamento físico é um dos termos mais comuns no meio esportivo. Seja em uma conversa de amigos após uma partida de futebol, uma avaliação técnica na academia ou mesmo uma propaganda fitness, cedo ou tarde você vai se deparar com essa expressão. 

O motivo para tanto uso é o fato do condicionamento físico ser um dos pilares fundamentais da prática esportiva. Afinal, condicionar o corpo e prepará-lo para uma rotina é fundamental para quem busca objetivos diversos, inclusive, perda de peso, competições ou mesmo a prática de um esporte por lazer. 

No entanto, da mesma forma como esse termo é famoso, existem alguns mitos e lugares comuns sobre o assunto, normalmente, relacionados a ideias que já não são mais aplicadas. Por isso, nesse conteúdo vamos esclarecer o conceito de condicionamento físico e ainda deixar dicas práticas para você melhorar o seu. Acompanhe:

Afinal, o que é condicionamento físico?

Condicionamento físico é o nome dado à modalidade de prática de atividade física em que o indivíduo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico por meio do aperfeiçoamento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade. 

Essa definição foi gerada por especialistas da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de acordo com esse conceito, atividades que têm como objetivo o treinamento aeróbico, de força e de flexibilidade são as principais envolvidas para alcançar esse objetivo. 

Para muitos o condicionamento físico também pode ser entendido como desenvolvimento constante de todas as capacidades relacionadas às condições físicas, principalmente aquelas necessárias para a prática de atividades esportivas e exercícios de forma geral.  

Por que melhorar o condicionamento físico?

Melhorar o condicionamento físico é algo contínuo e permanente, visto que sempre é possível melhorar algo em e alcançar um novo patamar em seu condicionamento. Ademais, esse objetivo ainda oferecer outros benefícios para o corpo humano, entre eles, vale destacar 4:

1. Saúde cardiovascular

O condicionamento físico está diretamente relacionado com a saúde cardiovascular de uma pessoa. Um programa de condicionamento físico é essencial em uma estratégia para melhorar a saúde do coração, afinal, exercícios são fundamentais para prevenir doenças como diabetes e controlar o colesterol e a pressão arterial. 

2. Fortalecimento muscular

A saúde dos músculos também é beneficiada com o condicionamento físico. Estar condicionado é um dos objetivos para intensificar treinos e aumentar a rotina de práticas esportivas, impactando em ações para prevenção de lesões e ganho de massa magra e muscular em todo o corpo. 

3. Controle do peso corporal 

Como resultado de ações para manter um bom condicionamento físico é possível também controlar o peso corporal. Isso acontece devido ao fato do condicionamento físico ser um estado proporcionalmente inverso ao sedentarismo e se beneficiar de processos como uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios. 

4. Qualidade de sono

Sabemos que a prática esportiva exerce influência na qualidade do sono. Por isso, estar bem condicionado está relacionado com o fato de dormir melhor. A prática de exercícios é essencial para relaxar o corpo e proporcionar melhores noites de sono, contando com os benefícios que listamos acima para isso. 

É difícil melhorar o condicionamento físico?

Melhorar o condicionamento é uma tarefa totalmente acessível, independentemente do tipo de corpo, atividade ou tempo disponível para alcançar esse objetivo. Muitas pessoas acreditam que esse desafio é impossível, pois não entendem que, normalmente, leva um certo tempo e acontece de forma gradual. 

Nesses casos, o erro é o pensamento de que irá melhorar instantaneamente de um dia para o outro. A seguir, vamos apresentar 5 dicas simples para começar agora mesmo a melhorar seu condicionamento físico. Confira:

1. Crie uma rotina de exercícios regulares

Não há como fugir desse caminho, para ter um corpo condicionado é necessário criar uma rotina de exercícios constantes. Essa rotina deve focar na progressão da preparação física, aumentando a intensidade de acordo com a adaptação do corpo à rotina. 

Nesse momento, é preciso contar com a ajuda de um profissional de educação física. Ele será responsável por montar um treino que considere esse objetivo e tenha as progressões de peso, carga e intensidade necessárias para que seu corpo fique bem condicionado. 

2. Tenha foco na alimentação saudável

Novamente, precisamos falar sobre a importância da alimentação saudável. Além de ser fundamental para manter um padrão de qualidade de vida, comer bem também é essencial para quem busca um corpo bem condicionado. 

Seguir uma dieta balanceada, que contenha todos os nutrientes necessários, incluindo fibras, carboidratos e proteínas, e pouca quantidade de gorduras, é primordial para manter o peso corporal adequado

Quando falamos em alimentação, sempre devemos lembrar da hidratação. Esse fator é fundamental para qualquer objetivo que envolva a melhoria da condição física de uma pessoa. 

Outro ponto importante da alimentação saudável é o fato de possibilitar níveis de energia adequados para a prática de alguma atividade física que permita o condicionamento físico. 

3. Faça exercícios cardiorrespiratórios

Poucas pessoas gostam de esteiras e bicicletas na academia, porém, esses exercícios são fundamentais para manter o corpo condicionado. Atividades como caminhadas, corridas ao ar livre e natação também exercem essa função e fazem com que seu corpo ganhe intensidade para outras práticas, 

Além disso, também é importante incluir atividades de fortalecimento muscular em sua rotina. Essas práticas são importantes para dar força aos músculos e articulações e prevenir doenças e lesões que podem te afastar da rotina de treinos. 

4. Invista em repouso e sono de qualidade

Falamos acima que um dos efeitos do bom condicionamento físico é o sono de qualidade, porém, os efeitos acontecem na direção oposta também. Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, o repouso também ajuda no condicionamento físico. 

É provado que o corpo realmente entra em um estado máximo de recuperação durante o sono. Isso envolve a recuperação muscular e também de outros tecidos e sistemas fisiológicos. 

Durante uma noite de sono, hormônios importantes, como o GH, são produzidos e jogados em nossa corrente sanguínea, possibilitando a recuperação do que foi utilizado em esforços durante o dia.  

Portanto, dormir bem também é fundamental para o condicionamento físico, visto que além disso que falamos, ainda faz com que você tenha energia para uma nova bateria de exercícios no outro dia. 

Importância de acompanhamento profissional para o condicionamento físico

Por fim, uma dica fundamental é contar com acompanhamento profissional. Além de pensar em exercícios para esse objetivo, ainda é possível utilizar tecnologia e conhecimento para fazer com que seu corpo esteja no melhor estado para buscar o condicionamento. 

Isso é possível quando há um trabalho em conjunto de vários profissionais. Falamos aqui sobre o educador físico e também sobre o nutricionistas, mas, poderíamos destacar outros, como, fisioterapeuta, ortopedistas e analistas de desempenho. 

Esse grupo profissional possui competência para acompanhar o desenvolvimento em busca de um condicionamento físico, permitindo que aconteça de forma natural e saudável, sem que prejudique a saúde. 

Aqui na Clínica Vicci, temos um grupo de profissionais capacitado e preparado para te ajudar a alcançar o melhor condicionamento físico. Seja para a recuperação de lesão de forma correta ou mesmo para atividades de prevenção de lesões, aprimoramento, e construção de uma dieta saudável. Por isso, entre em contato agora mesmo e agende seu horário. 

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