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Corrida de rua: 10 cuidados para evitar lesões

A corrida de rua é um dos esportes mais praticados atualmente. A prática abrange corredores profissionais, amadores ou mesmo iniciantes, afinal, a corrida é uma das principais recomendações para começar a ter uma vida mais saudável. 

Mas, a questão que fica é: quais são os cuidados necessários para evitar lesões durante essa atividade? Muitas vezes, esses pontos só são levantados após a constatação de uma lesão, no entanto, neste conteúdo, você tem a oportunidade de entender esses cuidados e começar agora mesmo a correr de forma mais segura. 

10 cuidados para evitar lesões ao praticar corrida de rua 

Fazer uma corrida de rua é uma ótima forma de queimar calorias, encontrar novos amigos, buscar qualidade de vida e saúde e ainda conhecer lugares. No entanto, por mais simples que pareça a prática, são necessários alguns cuidados para evitar lesões e outros riscos. 

A seguir, vamos apresentar os 10 cuidados essenciais para evitar lesões ao praticar corrida de rua e possibilitar a realização de provas de uma forma adequada. Confira:

1. Respeite o limite do seu corpo

Superar os limites do corpo é algo inerente ao esporte. Quem pratica alguma atividade física sempre deseja ir além, seja alcançando uma melhor marca, correndo distâncias maiores ou mesmo realizando mais corridas. 

Porém, isso deve ser feito com muita cautela. Quem está começando, por exemplo, o melhor caminho é começar com caminhadas e corridas curtas e ir progredindo à medida que seu corpo tenha condições para esse avanço. 

Vale destacar que, geralmente, as provas de corrida de rua possuem distâncias diferentes. Portanto, é possível começar em uma prova menor, 3 a 5 KM, e depois ir elevando o ritmo e aumentando a distância percorrida.  

2. Conte com um educador físico para preparar os treinos

Diferentemente do que muita gente acredita, existem métodos, treinos específicos e programas que devem ser seguidos para alcançar o melhor resultado e, principalmente, evitar lesões.

Dessa forma, contar com um preparador físico é fundamental, sobretudo para quem deseja participar de provas ou correr grandes distâncias. Esse profissional será responsável pela preparação e por orientar quanto ao que é preciso para condicionar seu corpo para essas corridas. 

3. Faça fortalecimento muscular 

Já que falamos sobre o educador físico é importante falarmos também sobre fortalecimento muscular. Uma das principais formas de evitar lesões ao correr é contando com um trabalho bem realizado de musculação. 

Esse processo é importante para aumentar a força dos músculos e reduzir o impacto durante as corridas, reduzindo também a probabilidade de lesões nos joelhos, tornozelos, no quadril ou mesmo na lombar. 

4. Aprenda sobre técnicas de corrida de rua

Novamente, a corrida de rua não é baseada em simplesmente correr. Existem técnicas de respiração, ritmo e até mesmo técnicas para automatizar os movimentos durante uma prova ou um treino. 

Assim como em qualquer esporte, é preciso entender sobre as técnicas de corrida. Esse aprendizado é importante para permitir que você consiga correr corretamente, evitando a exposição a riscos desnecessários durante a prática. 

5. Utilize equipamentos adequados para corrida de rua

Os equipamentos que você escolher para realizar uma corrida de rua são fundamentais para ter uma boa prática. Antes de qualquer coisa, é preciso contar com tênis adequados e confortáveis para essa atividade, afinal, essa é a área de maior impacto. 

O tênis precisa oferecer conforto, estabilidade, proteção e ainda reduzir o impacto da corrida no seu corpo. Por isso, pode ser preciso um investimento para contar com o melhor calçado e evitar lesões derivadas da escolha inadequada do tênis ou mesmo da utilização de tênis velhos. 

Além disso, é preciso pensar também nas roupas para essa prática. O ideal é contar com roupas leves e térmicas, pensadas para a prática de atividades físicas. 

6. Descanse bem entre os treinos

O descanso é um dos elementos mais importantes para evitar lesões em qualquer esporte, inclusive para quem pratica corrida de rua. 

Durante o sono, principal forma de descansar, o corpo humano atua na recuperação muscular e ainda produz hormônios fundamentais para a reparação dos tecidos afetados durante a prática de uma atividade física. 

Por isso é indicado ter uma rotina que também leve em consideração o repouso, desse jeito, você evita lesões derivadas de desgaste muscular.  

7. Tenha uma alimentação adequada 

A alimentação é essencial para que você alcance a melhor performance ao praticar uma atividade física, mas também é importante para evitar lesões. 

Ter uma rotina que envolve uma alimentação balanceada e adequada, tanto antes quanto após os treinos, fornece as vitaminas, energia e nutrientes necessários para que seu corpo esteja preparado para a carga de atividades físicas e esforço constante. 

Ainda sobre a alimentação, é preciso destacar a importância da hidratação. A prática constante de atividade física faz com que o corpo humano perca água, por isso, é importante hidratar-se bem para reposição. 

8. Aqueça antes da sua corrida de rua

Criar uma rotina de aquecimento antes do início do treino ou da prova é essencial. Esse momento, é importante para estimular e preparar seus músculos e articulações para o esforço que será necessário a seguir.  

Para os praticantes de corrida de rua, os aquecimentos mais indicados passam por atividades que envolvam movimentações de todo o corpo, focando as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, afinal, são as áreas que mais trabalham durante essa prática.  

Por fim, ainda é recomendado uma atividade de preparação. Essa atividade pode ser alguns minutos de caminhada ou mesmo pequenos trotes, com a intenção de gerar estímulos para que seu corpo entenda o começo do treino. 

Vale destacar que o foco nessa dica é a importância do aquecimento. É preciso consultar o educador físico e entender quais os melhores exercícios para aquecer antes de uma corrida de rua. 

9. Tenha constância

Um dos principais responsáveis por causar lesões em atletas e iniciantes é a falta de uma sequência de treinos e exercícios. Deixar de treinar ou praticar por um tempo e depois tentar voltar no mesmo ritmo pode acarretar lesões e comprometer todo o avanço. 

O ideal é ter constância e uma sequência de treinos e práticas, possibilitando a evolução do corpo e o condicionamento físico.  

10. Conte com acompanhamento médico e fisioterápico

Por fim, um dos cuidados mais importantes para evitar lesões ao praticar corrida de rua é contar com acompanhamento médico especializado e fisioterápico. Afinal, muitas lesões podem ser evitadas com um trabalho constante de prevenção. 

Vale ressaltar que esse acompanhamento é fundamental, principalmente, quando você sente algum tipo de desconforto ou dor durante a corrida de rua. Existe um mito de que a dor faz parte da prática esportiva. Isso é mentira. 

A dor durante a prática esportiva pode ser entendida como um alerta do corpo de que alguma coisa não está certa. Utilizar medicamentos e fazer automedicação é um dos erros que podem agravar lesões ou mesmo mascarar sintomas e impedir a descoberta de uma lesão em tempo hábil para tratamento adequado. 

Por isso, se o seu objetivo é realmente se dedicar ao universo das corridas de rua, é preciso consultar regularmente com um médico especialista em medicina esportiva, principalmente ao sentir dores no tornozelo ou joelho. Esse profissional é capaz de entender seu corpo e te ajudar a evitar lesões mais sérias. 

Esses são os 10 cuidados básicos e fundamentais para que você evite lesões ao praticar corrida de rua. O que você achou dessas dicas? Acompanhe nosso blog e confira outras informações para ter saúde e qualidade de vida em sua rotina. 

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