Skip links
distensão muscular no ombro

Distensão muscular no ombro: causas, sintomas e tratamentos alternativos

A dor no ombro é uma queixa comum, mas às vezes muito incapacitante, pois envolve a região mais móvel e responsável por movimentos diários como vestir-se, levantar objetos e realizar esportes.  E  pode ser que você esteja sofrendo com distensão muscular no ombro, por isso, é extremamente importante conhecer as causas, sintomas e tratamentos alternativos para que se possa tratar o quanto antes e prevenir o agravamento dessas dores. Então vamos nessa! 

O que é distensão muscular?

A distensão muscular é uma lesão que acontece quando as fibras musculares são esticadas além do seu limite normal, causando dor, inchaço e possivelmente, hematomas. Isso pode acontecer devido a atividades físicas intensas, levantamento de peso excessivo, movimentos bruscos ou até mesmo fraqueza muscular.

Causas de distensão no ombro

Saber as causas da distensão muscular pode te ajudar a evitar que passe por diversos problemas e tome precauções para que não venha a sofrer com essas dores no ombro. Há diversas causas que podem levar à distensão muscular no ombro, incluindo:

  • Esforço excessivo: movimentos repetitivos ou carregamento excessivo de peso podem estressar os músculos do ombro, levando a uma distensão muscular.
  • Lesão aguda: uma lesão súbita, como uma queda ou um golpe no ombro, pode causar uma distensão muscular.
  • Desalinhamento: desalinhamento ou desequilíbrio muscular no ombro pode levar a uma tensão muscular e eventual distensão.
  • Má postura: a má postura, especialmente durante o trabalho de escritório prolongado, pode levar a uma distensão muscular no ombro.
  • Envelhecimento: à medida que envelhecemos, nossos músculos tendem a ficar mais fracos e menos flexíveis, aumentando assim o risco de uma distensão muscular.
  • Falta de alongamento: Ao praticar atividades físicas, é essencial que sejam feitos alongamentos antes e depois para evitar esforços desnecessários. Nessas ocasiões, o reaperto dos músculos já cansados pode aumentar a probabilidade de lesões.
  • Estresse: Estresse crônico também pode levar à distensão muscular, pois aumenta a tensão nos músculos e tendões, causando dores.

Descubra como os exercicíos de contração pode ajudar seu fortalecimento muscular, nesse artigo especial que preparamos para você, Clique Aqui!

Distensão muscular no ombro sintomas

Entender os sintomas é a primeira linha de raciocínio para se identificar quando o problema é ou não a distensão muscular.  Os sintomas mais comuns incluem:

  1. Dor aguda ou intensa no ombro, que pode se estender até o pescoço ou braço.
  2. Inchaço ou vermelhidão na área afetada.
  3. Rigidez e dificuldade em mover o braço.
  4. Sensação de fraqueza no ombro.
  5. Sensação de queimação ou formigamento no braço.
  6. Dificuldade em levantar objetos pesados ou realizar tarefas que exigem força.
  7. Dificuldade em dormir, especialmente quando o ombro está pressionado contra o travesseiro.

Uma pesquisa feita pela Universidade UFES confirma,”Dados da literatura, revisada apontam que a incidência varia de 8 a 13% de todas as lesões atléticas. Lesões nos membros superiores chegam a 75% do total e a articulação do ombro é a mais acometida, sendo queixas assíduas entre os praticantes de exercicíos e podem ter como principal causa movimentos repetitivos, postura inadequada, arremessos e impactos durante as atividades”.

É importante procurar tratamento médico se os sintomas de uma distensão muscular no ombro persistirem ou piorarem com o tempo. O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos para a dor e, em casos graves, cirurgia.

Tratamentos para distensão muscular no ombro

A distensão muscular no ombro pode afetar a habilidade de realizar movimentos de um modo seguro e eficaz, fazer um tratamento adequado para tratar esse problema contribui para melhor qualidade de vida do paciente, proporcionando a ele a liberdade de poder fazer suas atividades diárias e praticar seus exercícios sem dores. 

Fisioterapia para distensão ombro: Se você tiver esse tipo de lesão, procure um fisioterapeuta especialista o mais rápido possível. O tratamento com um fisioterapeuta, seguido de um médico do esporte, é a melhor maneira de tratar a distensão muscular e garantir que se recupere completamente.

A fisioterapia também pode ajudar a prevenir lesões futuras ao garantir que os movimentos sejam realizados de forma correta. Por isso, levem sério qualquer distensão muscular no braço e procurem uma clínica de fisioterapia para tratamento. Além da fisioterapia existem outras formas de tratamento que podem ajudar a aliviar a dor da distensão muscular no ombro.

Tratamentos alternativos para distensão no ombro:

  • Compressas quentes: aplicar uma compressa quente no ombro pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea e relaxar os músculos. Deixe a compressa quente no ombro por cerca de 20 minutos. Repita o processo 2-3 vezes ao dia.
  • Massagem terapêutica: receber uma massagem terapêutica pode ajudar a relaxar os músculos tensos e diminuir a dor da distensão muscular.
  • Dry needling: o procedimento de dry needling pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e promover a cura do tecido muscular danificado.
  • Yoga: a prática regular de yoga pode ajudar a melhorar a flexibilidade e a força muscular, o que pode prevenir lesões musculares no futuro.

Antes de tentar qualquer tratamento alternativo, é importante consultar um médico especialista para garantir que seja seguro e eficaz para o seu caso específico.

Conclusão

A distensão muscular no ombro é uma dor muito comum, mas com muitas opções de tratamento disponíveis. É essencial conhecer as principais causas, sintomas e tratamentos alternativos para tratar essas dores e prevenir que se agrave. Se você está sentindo alguma dor desse tipo, é importante procurar um especialista para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes.

Caso esteja sofrendo com sintomas de distensão muscular no ombro, fique tranquilo! Aqui na Clínica Vicci em BH, você encontra uma equipe especializada e preparada para te atender com foco em atendimento humanizado e prezando para que você tenha a melhor experiencia possível, com conforto e tratamento exclusivo. 

Para o diagnóstico de distensão muscular, um ortopedista juntamente com um médico do esporte irá analisar cuidadosamente o seu caso e se for preciso fazer a recomendação de fisioterapia, tudo isso aqui mesmo na Vicci, agende a sua avaliação e venha conhecer nosso espaço, aguardamos a sua visita!

Entre em contato

Leave a comment