Skip links
Dor nas articulações dos pés

Dor nas articulações dos pés: sintomas, causas e como tratar

A dor nas articulações dos pés, está entre os problemas mais comuns que acometem milhões de pessoas em todo o mundo. Embora sejam mais frequentes em adultos e idosos, pode afetar pessoas de qualquer idade. Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre dor nos pés, vamos explicar o que são as articulação dos pés para que você tenha um conhecimento mais detalhado sobre o assunto, assim como quais são os principais sintomas deste problema, possíveis causas que podem desencadear a dor na articulação do pé, quais são as melhores opções de tratamento disponíveis, e por fim orientamos sobre como prevenir a dor no futuro. Vamos nessa!

dor na junta do pé
Especialista examinando a dor na junta do pé

Afinal, o que são as articulações dos pés?

As articulações dos pés são estruturas extremamente importantes para a nossa locomoção e bem-estar geral. Elas são responsáveis por conectar os ossos, permitindo que os movimentos sejam realizados com fluidez e facilidade. Por isso, é fundamental entender mais sobre essas estruturas e investir em hábitos saudáveis para mantê-las sempre em bom estado.


Neste primeiro ponto do nosso artigo vamos explicar para você sobre as articulação dos pés, que é a combinação de várias juntas e ossos que trabalham juntos para permitir movimentos precisos e eficientes. 

Existem muitas articulações nos pés e cada uma tem a sua funcionalidade, como:

  • A articulação do Tornozelo é responsável pela flexão e extensão do pé;
  • A articulação Subtalar permite que o pé gire para dentro e para fora;
  • A articulação de Lisfranc, localizada no meio do pé, permite movimentos de deslizamento e rotação; 
  • As articulações dos dedos dos pés permitem que eles se dobrem e se estendam.

Principais sintomas de dores nas articulações dos pés

As dores nas articulações dos pés são um problema bastante comum, especialmente entre idosos, pessoas que praticam atividades físicas intensas ou que passam muito tempo em pé. Estes sintomas são geralmente percebidos na região dos tornozelos, calcanhares e pode até se sentir dor nos dedos do pé, podendo se estender para os joelhos e esse incômodo pode ser causado por uma série de fatores, desde lesões até doenças crônicas, e pode afetar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Por isso, é fundamental conhecer os principais sintomas da dor nas articulações dos pés para identificar o problema precocemente e buscar o tratamento adequado. Conheça agora os sintomas mais comuns.

Alguns dos sintomas, incluem:

  • Dor intensa: geralmente é sentida como uma dor aguda ou uma dor de chicoteada que piora ao caminhar, ficar de pé ou quando o pé é movimentado.
  • Inchaço: o inchaço é uma resposta natural do corpo para a inflamação e pode ser sentido em torno da articulação afetada.
  • Rigidez: a rigidez pode ocorrer em todo o pé ou apenas na área da articulação afetada. Isso pode dificultar a movimentação do pé e atrapalhar as atividades diárias.
  • Calor: a área ao redor da articulação dolorida pode parecer quente ao toque, indicando inflamação.
  • Vermelhidão no local: a área ao redor da articulação pode parecer avermelhada ou inflamada.
  • Fraqueza: a dor na articulação do pé pode enfraquecer os músculos e tornar difícil caminhar ou suportar o peso corporal.

Caso sinta uma combinação desses sintomas, é muito importante que se procure um médico especialista em pé o mais rápido possível para que ele avalie os sinais, forneça um diagnóstico correto da causa da dor e determine o tratamento adequado o quanto antes para que o real problema não se agrave podendo gerar sequelas irreversíveis. 

Conheça este outro artigo que pode te ajudar a entender ainda mais sobre o tema Dores no Tornozelo: o que eu tenho, Doutor?

Dor nos pés o que pode ser? Possíveis causas de dor na junta do pé

A dor nas articulações dos pés pode ser uma condição debilitante e frustrante. Muitas pessoas sofrem com essa dor e, muitas vezes, não sabem o que pode estar causando o problema. É importante entender as causas para encontrar o tratamento adequado e aliviar a dor. Vamos conferir agora as possíveis causas de dor na junta do pé.

Há diversas razões para a dor nas articulações dos pés, porém, as principais delas são:

  • Artrite: A artrite é uma condição inflamatória que afeta as articulações. Pode causar dor, rigidez e inchaço nas articulações, incluindo as dos pés.
  • Tendinite: Tendinite é a inflamação dos tendões, que é o tecido fibroso que conecta os músculos aos ossos. Isso pode causar dor, inchaço e sensibilidade nas articulações dos pés.
  • Fascite plantar: A fascite plantar é uma inflamação do tecido fibroso na sola do pé. Pode causar dor no calcanhar e alongamento da sola do pé.
  • Bursite: A bursite é a inflamação da bolsa cheia de fluido que ajuda a amortecer e reduzir o atrito entre os tendões e os ossos. Isso pode causar dor, vermelhidão e inchaço nas articulações dos pés.
  • Lesões: Lesões que causem ferimentos nos pés, tais como entorses, fraturas ou contusões, podem causar dor nas articulações.
  • Neuropatia: Neuropatia diabética pode causar dor na articulação do pé. Essa condição pode afetar os nervos que transportam informações sensoriais, causando danos ou perda de sensação.
  • Uso excessivo: O uso excessivo e repetitivo dos pés como caminhar ou dirigir, por muitas horas seguidas  pode levar ao desgaste excessivo nas articulações e causar dor.
  • Obesidade: O excesso de peso pode colocar pressão adicional nas articulações dos pés, o que pode levar à dor e inflamação.
  • Pé chato: O pé chato é uma condição em que a curva do arco do pé é menor que o normal. Isso pode causar dor nas articulações dos pés, especialmente ao caminhar e ficar em pé por longos períodos.

Para um diagnóstico correto da real causa do problema, primeiramente o médico especialista irá realizar um exame físico para detectar qualquer sinal de dor, inchaço ou demais sintomas. Podem ser indicadas outras avaliações, como radiografia e ressonância magnética, para obter imagens da região afetada. Este exame auxilia na identificação da doença ou lesão. Se você sofre com esse problema  de dores nas articulações dos pés continue lendo até o final deste conteúdo para descobrir mais informações úteis como formas de tratamento e algumas dicas para ajudar a aliviar a dor e o desconforto.

Tratamento da dor nas articulações dos pés

Se você já sofreu com dores nas articulações dos pés, ou conhece alguém que sofre sabe que essas dores podem ser extremamente limitantes, afetando a rotina diária de qualquer um. Mas não se preocupe, existem tratamentos eficazes que podem ajudar a aliviar essas dores e melhorar sua qualidade de vida. Aliviar a dor nas articulações dos pés é possível e vamos te mostrar como.

O tratamento indicado depende da causa, podendo incluir:

  • Repouso: Durante a fase aguda da dor, é importante repousar a região dolorida, usando compressas no pé afetado ajuda a diminuir a dor e reduzir o inchaço e a inflamação nas articulações.
  • Medicamentos: É indicado usar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares prescritos por um médico para reduzir os sintomas.
  •  Fisioterapia: Os exercícios de fisioterapia são fundamentais para aliviar a dor e a rigidez nas articulações e melhorar a função das articulações dos pés.
  • Cirurgia: Em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada por um ortopedista especialista para tratar a lesão ou artrite.

O diagnóstico da causa de dor nas articulações dos pés é realizado geralmente por um ortopedista especialista ou fisioterapeuta, esses especialistas possuem o conhecimento necessário para te orientar qual o melhor tratamento adequado para sua situação. Manter a saúde e a mobilidade das articulações dos pés é importante para prevenir dores e lesões.

Como prevenir dores nas articulações dos pés 

Embora as nossas mãos e os nossos olhos sejam partes importantes do nosso corpo, eles não são tão essenciais quanto aquilo que mais usamos: os nossos pés. Desde criança, eles nos ajudam a nos equilibrar, se locomover e desenvolver a coordenação motora. Quando adulto, os pés são essenciais para manter a saúde física e mental, pois influenciam os nossos hábitos de exercícios, postura e deslocamento. Neste tópico vamos descobrir quais são os cuidados que devemos ter para mantê-los saudáveis .

Algumas maneiras de prevenir a dor nas articulações dos pés no futuro incluem:

  1. Escolher o calçado certo: usar sapatos confortáveis e adequados que proporcionam suporte e amortecimento aos seus pés pode ajudar a prevenir lesões nas articulações.
  2. Fazer exercícios: fortalecer os músculos dos pés e tornozelos através de exercícios específicos pode ajudar a prevenir dores nas articulações no futuro.
  3. Alongar: fazer alongamentos regulares pode ajudar a manter a flexibilidade das articulações do pé e diminuir o risco de lesões.
  4. Evitar exercícios de impacto: exercícios que colocam grande pressão sobre as articulações dos pés, como corrida em superfícies duras, podem contribuir para dores nas articulações.
  5. Evitar sobrepeso: o excesso de peso coloca uma carga adicional sobre as articulações, o que pode levar a danos e dor.
  6. Consultar um médico: se você tiver dor nas articulações dos pés, é importante consultar um médico para determinar a causa da dor, tratamento adequado e o melhor remédio para dor nas juntas dos pés para o seu caso. 

Segundo Portal Globo Saúde “pegar objetos, como toalhas, tapetes, bolinhas e canetas, com os pés é uma boa forma de exercício”  e pode a fortalecer as articulações dos pés.

Atletas e esportistas precisam de um atendimento personalizado para lidar com dores nas articulações dos pés. Para isso, é importante procurar um médico ortopedista do esporte especializado no assunto.

Como aliviar dor nos pés depois do trabalho?

Para aliviar a dor nos pés após o trabalho, é importante adotar uma abordagem multifacetada. Estratégias incluem mergulho alternado em água quente e fria, massagem, alongamentos, elevação dos pés e uso de compressas de gelo ou calor. O calçado adequado, palmilhas ortopédicas e descanso são essenciais.
Além disso, medidas da empresa, como ergonomia, treinamento em postura, pausas regulares e programas de bem-estar, podem contribuir significativamente. Ao promover um ambiente de trabalho saudável, a gestão empresarial pode impactar positivamente na saúde e no bem-estar dos funcionários, reduzindo a incidência de desconfortos musculares e articulares.

Conclusão: dor na articulação do pé

As dores nas articulações dos pés podem ser extremamente desconfortáveis, limitando ainda mais as atividades do dia a dia. Por isso, é essencial entender os sintomas que contribuem para identificar a causa e tratamentos que possam ser eficazes para que você possa voltar a realizar todas as atividades. 

Embora todas as pessoas estejam suscetíveis a dores nas articulações, atletas e esportistas possuem necessidades especiais. Por isso, é importante procurar um atendimento personalizado com fisioterapeutas e ortopedistas que conhecem o esporte e são aptos a analisar os mecanismos de cada esporte para oferecer o tratamento ideal. 

Aqui na Clínica Vicci em BH, você encontra ajuda tanto para obter um diagnóstico preciso, quanto para o melhor tratamento possível para seu caso, além do acompanhamento deste processo para lidar com a dor nas articulações dos pés sem abrir mão do conforto e qualidade de vida.

Está com dores? Agenda uma consulta e volte a se sentir melhor! 

Entre em contato.

Leave a comment