Skip links
fisioterapia respiratória

Fisioterapia respiratória: como ela ajuda na recuperação

Atualmente, o tratamento da doença respiratória tem evoluído para além dos medicamentos convencionais. A fisioterapia respiratória, em geral é uma abordagem terapêutica que busca melhorar a ventilação pulmonar e a oxigenação do corpo, por meio de técnicas específicas de respiração e movimentação.

Ao ler este artigo, você descobrirá os benefícios desta importante área da medicina para o tratamento das doenças respiratórias  e entenderá quais diferenças entre fisioterapia respiratória para esportistas e para doenças crônicas. Vamos lá!

O que é Fisioterapia Respiratória?

A Fisioterapia Respiratória é um ramo da Fisioterapia que se concentra na recuperação do sistema respiratório. Os principais objetivos são supervisionar e aumentar a função cardiopulmonar, proporcionar conforto ao paciente e reduzir, por meio da reabilitação, a necessidade de uso de medicamentos. 

Além disso, a fisioterapia respiratória pode ajudar na prevenção de lesões pulmonares causadas por esforços intensos, como a traqueobronquite e a broncopneumonia, comuns em atletas que praticam modalidades esportivas que exigem um grande esforço físico, como o futebol, o basquete e a corrida de rua.

Assim, a fisioterapia respiratória é uma importante aliada para os atletas, contribuindo para melhorar a performance e a saúde respiratória durante a prática esportiva. É importante ressaltar que a escolha e a indicação das técnicas devem ser realizadas por um fisioterapeuta especializado em reabilitação respiratória e em esporte, e que as sessões devem ser realizadas de forma adequada e individualizada de acordo com as necessidades de cada paciente.

Como o fisioterapeuta pode me ajudar?

Os fisioterapeutas respiratórios são profissionais licenciados que trabalham com pessoas que têm problemas respiratórios, sejam eles crônicos ou não, tais como asma, bronquite e enfisema. Eles são treinados para avaliar os problemas respiratórios e desenvolver programas de reabilitação individualizados. Uma vez que o programa foi estabelecido, o fisioterapeuta orienta o paciente e o ajuda a aprender as técnicas de autogestão necessárias para fazer a reabilitação em casa, ou na clínica com acompanhamento profissional.  Conheça as principais causas de problemas respiratórios, para se prevenir e também saber quando procurar a ajuda necessária.

As principais causas podem incluir:

  • Asma;
  • Bronquite crônica;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Fibrose pulmonar (cicatrizes no pulmão);
  • Alergias;
  • Fumo ou exposição à fumaça de cigarro;
  • Poluição do ar;
  • Exposição a produtos químicos tóxicos, como a sílica;
  • Doenças cardíacas;
  • Lesões no peito;
  • Infecções respiratórias, como resfriados, gripes e pneumonia;

Essas condições podem ocasionar diversos sintomas, citamos aqui alguns deles para que você se atente em procurar orientação médica caso esteja sentindo um desses sinais.

Os sintomas que indicam problemas respiratórios incluir:

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar 
  • Tosse seca ou com muco após algum exercício
  • Sibilos ou chiados no peito durante ou após alguma atividade
  • Sensação de aperto no peito 
  • Fadiga ou cansaço excessivo durante alguma atividade
  • Alterações na frequência respiratória ou padrão respiratório, como respiração rápida ou ofegante
  • Desconforto geral no corpo, como dores musculares e fadiga, que podem ser relacionados a problemas respiratórios.

Se você já sentiu algum desses sintomas ou é uma pessoa que pratica exercícios e apresenta esses sinais, é primordial que converse com um médico especialista para avaliar a sua condição e determinar o melhor tratamento para você.

Quais são os benefícios da Fisioterapia Respiratória?

Essa condição de sáude pode nos atrapalhar significativamente desde fazer tarefas simples como subir uma escada,até os exercícios físicos diários. Mas felizmente a Fisioterapia Respiratória pode oferecer diversos benefícios para os pacientes que sofrem com doenças respiratórias, tais como: 

Melhora da condição respiratória: Esta melhora no funcionamento dos pulmões ajuda a reduzir os sintomas relacionados às doenças respiratórias crônicas, tais como tosse e falta de ar.

Melhoria no bem-estar geral: melhora a qualidade de vida dos pacientes com doenças respiratórias crônicas, pois eles conseguem realizar atividades diárias, como atividades físicas leves, com menos dificuldade.

 Maior resistência à infecções: A Fisioterapia Respiratória auxilia na prevenção de infecções respiratórias, pois ajuda a manter os pulmões saudáveis, o que aumenta a resistência desses órgãos a infecções.

Qual a diferença entre fisioterapia respiratória para esportistas e fisioterapia de doenças respiratórias crônicas?

No contexto do esporte, a fisioterapia respiratória pode oferecer importantes benefícios para os atletas, como a melhora na capacidade respiratória, a diminuição da fadiga e a prevenção de lesões pulmonares, podendo melhorar sim o seu condicionamento físico e a sua performance na hora de desenvolver a suas atividades físicas. 

Segundo pesquisa feita pela UFMG “Os atletas são mais propensos às infecções do trato respiratório superior (ITRs) e devem ser alertados, pelos profissionais de saúde, para a necessidade de reforçar medidas higiênicas e evitar esforços pesados;”

Já a fisioterapia de doenças respiratórias crônicas, busca melhorar os sintomas e a qualidade de vida de pacientes com asma, DPOC e fibrose cística.

Em geral, a fisioterapia respiratória para esportistas é focada na prevenção e melhoria da performance, enquanto a fisioterapia de doenças respiratórias crônicas busca o controle e a redução dos sintomas das patologias

Entre as técnicas mais comuns utilizadas na fisioterapia respiratória para esportistas, destacam-se:

Exercícios de fortalecimento e expansão pulmonar, que ajudam a aumentar a capacidade respiratória do atleta e a reduzir a demanda de oxigênio do corpo durante esforços físicos intensos;

Técnicas de respiração diafragmática, que estimulam a respiração profunda, melhora a capacidade de ventilação pulmonar e ajudam a prevenir a fadiga muscular;

Técnicas de expansão torácica, que aumentam a mobilidade da caixa torácica e melhoram a efetividade da respiração;

Técnicas de reeducação respiratória, que ajudam o atleta a manter uma boa postura e um padrão respiratório correto durante a atividade física. 


O fisioterapeuta de esportes tem um papel fundamental na equipe multidisciplinar de saúde em esportes. Eles trabalham em conjunto com outros profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos e treinadores, para garantir que os atletas recebam o melhor tratamento e aconselhamento possível. O fisioterapeuta de esportes também é responsável por ensinar aos atletas técnicas de movimento seguras e eficazes que os ajudem a evitar lesões durante a prática esportiva.

Como prevenir doenças respiratórias por meio de exercícios?

A prática regular de exercícios físicos ajuda a prevenir doenças respiratórias, pois fortalece o sistema respiratório, aumenta a capacidade pulmonar e melhora a oxigenação do organismo, reduzindo a frequência e gravidade de crises respiratórias. Além disso, o exercício promove a produção de hormônios que ajudam a diminuir a inflamação, que é um fator que pode desencadear ou agravar problemas respiratórios.

A RMGE publicou um estudo que confirma “A prática de exercício físico regular é associada à saúde e à prevenção de doenças crônicas; Entretanto, o sistema imunológico que protege o organismo de microrganismos invasores, pode ser afetado pela quantidade e qualidade do sono, assim como pela prática de exercício físico de alta intensidade e grande volume que influencia a qualidade da resposta imunológica”. 

Portanto, é importante lembrar que pessoas com doenças respiratórias devem consultar um Fisioterapeuta especialista antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, para que seja definido um programa adequado e seguro para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Conclusão

De acordo com o que foi dito, ficou claro que a Fisioterapia Respiratória pode ser um importante aliado no tratamento de doenças respiratórias, pois pode melhorar a condição do paciente, aumentar o bem-estar geral e reduzir o risco de complicações. 

Não espere mais para cuidar da sua saúde! Acesse nosso blog da Clínica Vicci e descubra informações valiosas para manter o seu bem-estar em dia. Conheça nosso blog! 

Leave a comment