Skip links
Importância do fisioterapeuta

Importância do fisioterapeuta: entenda na prática

A fisioterapia é uma das principais áreas da saúde. Ao longo dos anos, a importância do fisioterapeuta foi ganhando mais destaque na sociedade, deixando de ser visto apenas como o profissional responsável por tratar lesões ortopédicas e avançando para o lugar de destaque no tratamento de diversos quadros que comprometem a estrutura e as funções do corpo humano. 

No entanto, ainda existem pessoas que não entendem essa importância e ainda não sabem qual o papel que um fisioterapeuta pode desempenhar para contribuir com a saúde, qualidade de vida e bem-estar das pessoas. 

Ao longo desse conteúdo, vamos explicar com detalhes qual a importância do fisioterapeuta para a sociedade. Veja o que você encontra nesse artigo:

– O que faz o profissional de fisioterapia.
– Tipos de fisioterapeutas.
– Vantagens da fisioterapia para pacientes
– Importância para a saúde e bem-estar

O que faz um fisioterapeuta? 

Fisioterapeuta é o profissional responsável por cuidar, estudar, diagnosticar, prevenir e tratar as disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Na prática, podemos dizer que a fisioterapia é a área responsável por resolver problemas relacionados com os movimentos do corpo. 

Para isso, terapias manuais e técnicas que utilizam exercícios, aparelhos, equipamentos e dispositivos a base de ondas de choque, ultrassom ou mesmo lazer para realizar tratamentos preventivos e reparatórios com a finalidade de reabilitação, fortalecimento ou condicionamento de alguma parte do corpo. 

É importante destacar que todo o contexto por trás da fisioterapia deve ser realizado por um fisioterapeuta. Embora a indicação parta de um médico e, muitas vezes, há um trabalho em conjunto, o único profissional capaz de avaliar, determinar o número de sessões e os tipos de procedimentos é o próprio fisioterapeuta. 

Dessa forma, cabe a esse profissional o acompanhamento e monitoramento acerca da evolução de cada paciente e o processo de dar alta ao paciente. Portanto, assim como falamos sobre a importância de um médico para tratamentos médicos, é preciso destacar a importância do fisioterapeuta para tratamentos fisioterápicos. 

Na prática, isso quer dizer que qualquer outro tipo de diagnóstico, avaliação e recomendação de procedimento que não passe por um fisioterapeuta, deve ser entendido como perigoso para a saúde e bem-estar da pessoa. Inclusive, há o risco iminente de agravamento de lesões e quadros quando o processo não é realizado corretamente. 

Tipos de fisioterapeuta

Como falamos, boa parte das pessoas conhece o fisioterapeuta como o profissional responsável por tratamento de lesões, sobretudo aquelas ortopédicas. No entanto, a atuação desse profissional vai além e abaixo vamos apresentar algumas. Confira:

Fisioterapeuta especialista em traumato-ortopédia

Como falamos acima, é uma das principais atribuições da fisioterapia. Trata-se de lidar com disfunções musculoesqueléticas, contribuindo com a recuperação, prevenção ou mesmo melhoria de movimentos para execução de atividades básicas do dia a dia ou mesmo mais específicas. 

Fisioterapeuta respiratório

O fisioterapeuta respiratório ganhou ainda mais destaque nos últimos tempos. Afinal, esse profissional é responsável por cuidar e contribuir com a saúde do sistema respiratório das pessoas. Isso pode ser aplicado para a prevenção ou mesmo recuperação após quadros como doenças respiratórias. Normalmente, esse profissional atua em ambulatórios e centros de terapias intensivas, afinal, lida com certa complexidade de quadros. 

Fisioterapeuta especialista em Acupuntura

A acupuntura é um procedimento milenar presente na cultura de muitas regiões. Quando realizado corretamente, esse tratamento pode colaborar na atenuação de vários tipos de dores osteoarticulares. Vale destacar que pode ser realizado também por um médico ortopedista com essa especialização. 

Fisioterapeuta especialista em Quiropraxia

A quiropraxia é fundamental para o tratamento e prevenção de situações que afetam o sistema neuromusculoesquelético do corpo humano. Isso quer dizer que é fundamental para evitar o agravamento de patologias e para recuperar pessoas para que consigam executar atividades diárias. 

Normalmente, as práticas envolvidas passam por massagens e exercícios e são procuradas por quem sente dores nas costas ou possui problemas na coluna vertebral. 

Fisioterapeuta Dermatofuncional

A  fisioterapia dermatofuncional é a área responsável por lidar com situações que envolvem condições dermatológicas. Geralmente, o fisioterapeuta atua em conjunto com um dermatologista, contribuindo para tratamentos para doenças como úlceras, cicatrizes, feridas, envelhecimento cutâneo, estrias, acne, gordura localizada ou mesmo em momentos após procedimentos cirúrgicos. 

Fisioterapeuta do trabalho

Esse profissional está cada vez mais presente em empresas. Sua função é contribuir para o dia a dia dos trabalhadores, sendo o responsável por ações que envolvem a criação, promoção e execução de boas práticas para a saúde desse corpo de funcionários mediante suas atividades executadas. Inclusive é de suma importância para evitar acidentes de trabalho e afastamentos demasiados.  

Fisioterapeuta esportivo

Esse é o profissional de fisioterapia que auxilia atletas amadores e profissionais na prevenção de lesões, redução de riscos nas atividades, fortalecimento e recuperação de lesões. 

Além de entender todo o funcionamento do corpo humano, esse profissional também entende sobre os movimentos e ações corporais envolvidos em cada atividade e exercício físico. Assim, em conjunto com médicos e outros profissionais, consegue criar uma rotina de práticas necessárias para alcançar o objetivo de cada paciente. 

Fisioterapeuta neurofuncional

Por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre a área da fisioterapia responsável por lidar com quadros que envolvem síndromes neurológicas que impactam o dia a dia das pessoas. 

Vale destaque para a atuação preventiva, curativa, paliativa e adaptativa do fisioterapeuta, sobretudo em casos de recuperação de danos no sistema nervoso que podem ser causados por diversos fatores, inclusive Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Um dos casos tradicionais é a necessidade de lidar com paralisias, perda de equilíbrio inesperada, tonteiras e inclusive efeitos de doenças como o Mal de Parkinson.  

Vale a pena lembrar que essas são apenas algumas especializações possíveis para o profissional de fisioterapia. Algumas outras atuações possíveis como o pilates, que tem crescido dia após dia, e mesmo a fisioterapia gerontológica também são tão importantes quanto as outras citadas neste conteúdo e merecem todo reconhecimento possível. 

Vantagens da fisioterapia 

Para os pacientes a importância da fisioterapia está diretamente relacionada com a recuperação de quadros, sobretudo aqueles que tradicionalmente poderiam envolver procedimentos cirúrgicos e mais invasivos como a fisioterapia. 

Sessões de fisioterapia, através de um método não invasivo, podem recuperar quadros tidos como graves e irreversíveis e oferecer mais qualidade de vida para as pessoas. Não à toa, é um dos profissionais mais procurados em todo o contexto da área da saúde. 

Importância do fisioterapeuta para a saúde e bem-estar

Além disso, quando o assunto é saúde, bem-estar e qualidade de vida, a importância do fisioterapeuta é ainda mais relevante. Atividades podem contribuir significativamente para melhora de postura, prevenção de doenças crônicas, fortalecimento para práticas de exercícios físicos para iniciantes e mesmo a melhoria de doenças respiratórias. 

Para finalizarmos, vale o lembrete sobre a importância de uma equipe de profissionais diversos para lidar com quadros variados. Quando há médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e demais profissionais da saúde envolvidos, a tendência é que o tratamento seja mais completo e mais eficiente, gerando ainda mais qualidade de vida e saúde para os pacientes. 

Agora que você entende realmente qual a importância do fisioterapeuta, sabe que ao necessitar desse profissional, deverá contar com um especialista. Por isso, aqui na Vicci temos a melhor equipe de fisioterapia no Lourdes esperando para proporcionar qualidade de vida e saúde, independentemente do objetivo.

Entre em contato e agende um horário agora mesmo. 

Leave a comment