Skip links
Como me livrar de lesões musculares recorrentes

Como me livrar de lesões musculares recorrentes

Todos os praticantes de atividade física, seja ela amadora ou profissional, estão sujeitos a lesões musculares. Estas ocorrem principalmente nos membros inferiores por duas causas principais: sobrecarga / excesso de tensão na musculatura ou incapacidade da própria musculatura de suportar o movimento a qual foi submetida.

As lesões musculares mais comuns acontecem na região posterior da coxa e também na musculatura da panturrilha para aqueles atletas que realizam esportes como futebol, onde o chute é muito frequente as lesões na região da musculatura da parte da frente da coxa também podem ocorrer!

Quando as lesões musculares se tornam recorrentes ou impedem a continuidade da atividade esportiva devemos avaliar os fatores que podem predispor a ocorrência repetida dessas lesões. 

Dividimos essa avaliação em dois fatores :  nutricionais/sobrecarga e fatores modificáveis que se relacionam a execução do movimento e a capacidade das outras áreas do corpo de absorver energia e trabalhar com harmonia.

As avaliações nutricionais vão desde Dosagens de vitaminas e sais minerais até mesmo a quantidade de carboidratos e proteínas que são geridos para realizar atividade física ao mesmo tempo identificamos se há um excesso na realização da atividade e seu corpo tem capacidade para fazer atividade que nós estamos programando. Quanto à avaliação do movimento, esta é uma forma em que nós conseguimos identificar se há alguma alteração na harmonia e no balanço corporal onde forças da musculatura do quadril ou ausência de mobilidade articular podem sobrecarregar a musculatura e levar a lesões musculares repetidas.

Para aqueles que convivem com episódios recorrentes de lesões musculares,  uma avaliação completa com um fisioterapeuta especializado em treinamento físico e com um médico do esporte para avaliar todas as questões baseadas em harmonia hormonal, nutricional e capacidade de carga pode levar à solução dos problemas.

Entre em contato

Leave a comment