Skip links
Como melhorar sua performance esportiva

Como melhorar sua performance esportiva: 8 dicas

Com o avançar dos primeiros meses do ano, percebemos que as festas e comemorações ficam para trás e os objetivos voltam à lista das prioridades diárias. Para atletas, melhorar a performance esportiva ocupa o topo dessa lista.

Entretanto, sabemos que, muitas vezes, não é um processo tão simples assim. Subir de nível na prática esportiva é um processo de esforço contínuo, além de outras questões presentes para alcançar esse objetivo.

Porém, não é algo impossível. Mesmo que não tenha uma fórmula mágica, melhorar a performance esportiva é algo totalmente possível. Por isso, hoje vamos apresentar as X dicas, das mais básicas e simples, até as mais complexas avançadas, para você melhorar sua performance esportiva ao longo do ano de 2023. 

8 dicas para melhorar a performance esportiva em 2023

Antes de começarmos, precisamos lembrar que não existe um único caminho. As suas particularidades são fundamentais para o resultado, por isso, mesmo com todas as dicas que vamos passar aqui, considere também os detalhes próprios aos seus hábitos e à sua rotina.

Para você saber, as 8 dicas para melhorar a sua performance esportiva são: 

  1. Ter um plano alimentar correto e balanceado. 
  2. Manter a hidratação adequada. 
  3. Fazer um planejamento para essa evolução. 
  4. Dar importância para o sono e descanso. 
  5. Cuidar da saúde mental. 
  6. Ter uma equipe qualificada e interdisciplinar para te ajudar. 
  7. Utilizar tecnologias para melhorar a performance esportiva. 
  8. Aperfeiçoar a biomecânica dos movimentos. 

1. Nutrição é chave para melhorar a performance esportiva

Não há outro caminho, a alimentação saudável é um dos pilares básicos para um processo de busca por uma melhor performance esportiva. A construção de um plano alimentar equilibrado deve ser o primeiro passo, afinal, sabemos que a adequação de quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras boas deve ser balanceada para atender a rotina diária e de exercícios físicos. 

Além disso, a ingestão adequada de certos nutrientes, tais como a Coenzima Q10, magnésio, entre outros, podem contribuir para evitar a exaustão física e fadiga e ainda melhorar a resistência física. Dessa forma, é importante fazer um acompanhamento nutricional para conseguir o máximo de benefícios, e manter disposição e energia para as atividades diárias, incluindo os treinos.

A partir desse acompanhamento será pensado um plano que considere o seu objetivo.

2. Hidratar para melhorar a performance esportiva 

A hidratação correta ajuda o corpo a executar reações metabólicas que promovem a perda de peso. Vale destacar que isso só acontece quando há um plano alimentar bem estabelecido e o consumo de água seja alinhado com o consumo de outros alimentos e nutrientes. 

Vale lembrar que já está comprovado que a desidratação aumenta consideravelmente o risco de lesões e diminui a performance esportiva. A recomendação é que a hidratação aconteça antes do início da atividade e, em geral, se a duração da atividade for superior a uma hora, também deve ser feito durante a atividade.

3. Construa um planejamento de evolução para melhorar sua performance esportiva

Estabelecer uma meta de melhoria é um passo básico e muito importante. Se você começou em uma prática esportiva agora, é preciso criar metas e construir um caminho para chegar aos poucos em uma distância maior. 

A performance esportiva necessita de tempo e da adaptação do organismo para não sofrer lesões ou até mesmo a tão temida fadiga.

Assim, o primeiro passo é pensar em metas reais, dentro dos seus limites e dentro da possibilidade de evolução para o seu nível de prática dessa atividade. Desse jeito, você não vai correr o risco de se desestimular ou se frustrar pelo fato de não atingir determinado objetivo.

Com esse processo, vá aumentando as suas metas de acordo com cada conquista, sempre em uma escala evolutiva que esteja alinhada com os seus treinos.

Nesse planejamento, ter foco é essencial. Para melhorar sua performance esportiva é necessário focar nos treinos e se comprometer com todo o processo, que a primeira vista pode ser cansativo e com resultados pouco visíveis. 

4. O repouso é fundamental para o processo

Durante esse período de descanso, seu corpo trabalha na reparação de tecidos, músculos e células utilizadas durante o dia a dia.

Dessa forma, uma boa noite de sono impacta o crescimento e a recuperação muscular, além da reposição de energias e nutrientes e ainda afeta o regulamento do metabolismo. 

Aqui, a dica é bem simples: entenda a importância do sono. Seu corpo precisa de recuperação, inclusive para recuperação muscular e mental. Assim, não é indicado deixar esse tópico de lado e focar apenas em treinos. 

5. Cuide da sua mente também

Muitas vezes, para alcançar uma evolução na performance esportiva é preciso melhorar o equilíbrio entre mente e corpo. Ao investir em sua performance esportiva, nada melhor do que alimentar pensamentos positivos, mantendo o foco no autodesenvolvimento.

Para atletas de alto rendimento, sabemos que esse processo é fundamental, afinal, é preciso lidar com questões como lesões, cobranças, emoções e demais fatores que podem comprometer a performance.

Por isso, é preciso exercitar também a sua saúde mental. Para isso, buscar ajuda terapêutica é fundamental e sempre recomendado.  

6. Conte com uma equipe qualificada

Contar com profissionais clínicos que possuem experiência acadêmica e de atendimento ao paciente pode ser algo fundamental para a melhoria da sua performance esportiva. Para isso, sempre lembramos a importância de uma ajuda interdisciplinar. 

Profissionais da nutrição, educação física, fisioterapia, endocrinologia, nutrologia, podem te ajudar a construir um planejamento completo, amplo e que contemple tudo que você precisa para realmente evoluir, sem deixar de lado sua saúde em nenhum momento. 

Na Vicci, você encontra essa ajuda. Contamos com os mais diversos e qualificados profissionais, uma equipe preparada para te ajudar a entender o que realmente é necessário para sua evolução e aplicar esse plano com saúde 

7. Conte com tecnologias para evoluir em suas práticas

Essa dica é para aquelas que procuram alternativas novas para a melhoria da performance esportiva. Pode ser necessário buscar novos métodos, metodologias e novos tipos de treino, e o primeiro passo é entender essa necessidade. 

Aqui na Vicci, uma solução interessante é a Análise de Corrida. Por meio desse processo é possível auxiliar corredores amadores e profissionais a documentar seu padrão de corrida, identificar suas deficiências e delinear um plano de tratamento.

Ela consiste na avaliação física pelo nosso time de fisioterapeutas, seguida de avaliação filmada e fotografada da corrida em si, registrando todos os ângulos articulares e os potenciais distúrbios que podem provocar lesão.

Seu objetivo é fazer com que os corredores profissionais e amadores possam alcançar melhores resultados, superar seus limites e curar suas dores.

8. Busque melhoria a partir do aperfeiçoamento da biomecânica 

Outra solução interessante é que podemos usar um case aqui da Vicci, a Clinic Run. O Clinic Run é um produto específico para corredores. 

Este serviço consiste no acompanhamento e aperfeiçoamento semanal das deficiências identificadas na análise biomecânica funcional de corrida, sendo executadas ações específicas para melhorar o padrão de corrida e prevenir lesões.

Aqui na Vicci voce encontra ajuda necessária para melhorar sua performance esportiva. Entre em contato agora mesmo, agende seu horário e aproveite de toda estrutura e de profissionais preparados para te ajudar a alcançar esse objetivo agora mesmo.

Leave a comment