Skip links
cisto sinovial na mão

O que é cisto sinovial e qual é o melhor tratamento para ele?

O que é cisto sinovial? Você já ouviu falar sobre ele? Embora este não seja um assunto muito falado, o cisto sinovial é um problema de saúde comum que afeta milhões de pessoas. É uma condição crônica e ela pode afetar muito a qualidade de vida de quem possui. Por isso, é importante conhecer o assunto, suas causas, o melhor tratamento e a forma de preveni-la. E é isso que traremos no artigo de hoje! Dessa forma, você terá todas as informações para tomar as melhores decisões possíveis sobre saúde e conforto. Vamos lá?  

O que é cisto sinovial? 

O cisto sinovial é um tipo de tumor benigno que surge da membrana sinovial, que é o tecido que reveste as articulações do corpo humano.

Os cistos sinoviais são formados pela acumulação de líquido sinovial, que é o líquido que lubrifica as articulações, e que pode acabar saindo da articulação e se acumulando em uma bolsa externa, formando o cisto.

Na maioria das vezes, os cistos sinoviais são assintomáticos e não exigem tratamento, mas em alguns casos podem causar dor, desconforto ou deformidade.

Quais partes do corpo o cisto sinovial afeta?

Como já sabemos, o cisto sinovial é um problema de saúde que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. Esse tipo de cisto pode surgir em diversas partes do corpo, trazendo desconforto e dor para quem o possui.

As partes do corpo que o cisto sinovial pode afetar, incluem:

Em alguns casos raros, também pode afetar a coluna vertebral.

Causas do cisto sinovial 

Como já dito os cistos sinoviais são causados ​​por um vazamento de líquido sinovial das articulações ou tendões. As causas exatas do vazamento de líquido ainda são desconhecidas, mas algumas possíveis causas incluem:

  • Trauma ou lesão na articulação
  • Desgaste ou degeneração da articulação (artrite)
  • Atividade física intensa ou repetitiva
  • Alterações hormonais
  • Fatores genéticos ou hereditários.

Em alguns casos, os cistos sinoviais podem ocorrer sem uma causa clara. Por isso é importante que fique atento aos sinais dos sintomas.

Sintomas

O cisto sinovial  geralmente aparece como um inchaço indolor, embora o cisto possa desaparecer por si só, alguns pacientes podem apresentar sintomas que necessitam de tratamento. Esses sintomas podem variar desde dor e sensibilidade até limitações de movimento. Conhecer os sintomas dessa condição é importante para diagnosticar o problema e buscar o tratamento necessário. Os sintomas, podem incluir:

  • Protuberância ou inchaço na articulação afetada (comumente ocorrem no punho, dedos, ombro, quadril, joelho ou tornozelo)
  • Sensação de pressão ou desconforto na área do cisto
  • Dor na articulação afetada
  • Sensação de rigidez ou dificuldade em mover a articulação afetada
  • Fraqueza muscular na área do cisto (comum em cistos que afetam os nervos próximos à articulação)

Em casos raros, um cisto sinovial pode causar compressão de nervos ou vasos sanguíneos próximos, levando a sintomas como dormência, formigamento ou fraqueza muscular na área afetada.

Melhores tratamentos para cisto sinovial

Agora iremos listar os melhores tratamentos disponíveis para cisto sinovial, que podem ser conservadores ou mais agressivos, para ajudá-lo a entender melhor suas opções de cuidados. Existem diversas formas de tratamento que geralmente incluem:

  • Observação e monitoramento: em alguns casos, o cisto pode diminuir de tamanho ou desaparecer sozinho, portanto, o médico pode optar por apenas observar e monitorar o cisto ao longo do tempo.
  • Aspiração com agulha: o médico pode usar uma agulha para remover o líquido do cisto e, em seguida, injetar um esteroide no local para ajudar a reduzir a inflamação.
  • Cirurgia: se o cisto for grande, doloroso ou não responder a outras formas de tratamento, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica do cisto.

Importante lembrar que o tratamento deve ser indicado pelo médico especialista, pois os cistos sinoviais podem ser confundidos com outras lesões ou tumores e o tratamento inadequado pode levar a complicações sérias.

Prevenção de cisto sinovial 

Não há maneira conhecida de prevenir totalmente o desenvolvimento de cistos sinoviais, no entanto, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento desses cistos. Algumas formas de tratamento incluem:

  • Evite atividades repetitivas ou sobrecarga nas articulações, como levantar pesos excessivos ou realizar movimentos repetitivos que causem estresse na articulação.
  • Faça exercícios físicos regularmente, porém, respeitando os limites do seu corpo.
  • Mantenha uma boa postura.
  • Use calçados adequados para o tipo de atividade física que você realiza.
  • Aplique compressas frias na área afetada após as atividades físicas.

Se você já teve um cisto sinovial, informe seu médico sobre quaisquer sintomas que você possa estar apresentando, como dor ou inchaço, para que ele possa monitorar a condição e agir rapidamente caso precise de tratamento.

Conclusão

O cisto sinovial é um problema de saúde muito comum que afeta milhões de pessoas, limitando a mobilidade e possivelmente sua qualidade de vida. Por essa razão, é importante compreender o que o causa, quais são os melhores tratamentos para ela e como preveni-la.

Esses foram alguns conhecimentos importantes sobre cisto sinovial, como eles podem afetar nossa vida e o que podemos fazer para tratá-los da melhor maneira possível.

Se estiver sentindo algum sintoma que seja parecido com cisto sinovial saiba que aqui na Clínica Vicci em BH, temos uma equipe de especialistas que podem te ajudar a cuidar desse problema e o tratamento que oferecemos é único em relação a  conforto e atendimento humanizado aos nossos pacientes. Não perca a oportunidade de cuidar melhor de sua saúde e agende sua avaliação.

Entre em contato.

Leave a comment