Skip links
exercício de fisioterapia para torcicolo

Quantas sessões de fisioterapia são necessárias no tratamento?

Além de tratamentos caseiros como massagens, bolsa de água quente e relaxantes musculares, o tratamento fisioterápico é um dos mais indicados para quem sofre constantemente com torcicolo. No entanto, ficam dúvidas sobre quantas sessões de fisioterapia são necessárias para lidar com essas situações. 

Como a pergunta sobre a quantidade de sessões de fisioterapia é uma constância por aqui. Ao longo desse conteúdo vamos apresentar algumas informações para que você entenda qual o volume é preciso para lidar com lesões e dores do pescoço e também em outras partes do corpo. Acompanhe.

 Quem define a quantidade de sessões de fisioterapia?

Vamos começar explicando os detalhes sobre como a decisão sobre a quantidade de sessões é tomada. 

Antes de qualquer coisa é preciso ressaltar que apenas o fisioterapeuta pode indicar e determinar a quantidade necessária de sessões para tratamento. Esse detalhe é importante visto que durante muito tempo, esse processo era realizado por médico. 

No entanto, de forma correta, o processo vem sendo atualizado e já há algum tempo o fisioterapeuta tem autonomia e capacidade para avaliar e determinar qual a quantidade de sessões necessárias para o tratamento de cada paciente. 

Ainda sobre isso, o processo hoje pode acontecer sem a atuação médica. Caso você esteja sentindo dores no pescoço, por exemplo, pode marcar uma consulta com um fisioterapeuta para avaliação e verificação da real necessidade do tratamento.

Porém, outro destaque importante é sobre a importância de procurar clínicas e espaços que ofereçam os dois atendimentos. Dessa forma, o trabalho é realizado em conjunto e o paciente conta com um olhar mais detalhado sobre suas lesões e traumas, aumentando as chances de uma recuperação adequada e mais rápida. 

Como é a definição sobre a quantidade de sessões de fisioterapia?

Agora que sabemos que essa definição cabe ao fisioterapeuta, vamos esclarecer sobre como é realizada a definição. 

Durante a consulta deste profissional, serão analisados todos os detalhes sobre as queixas apresentadas pelo paciente. Nesse momento, pode-se começar pelo diagnóstico médico, porém, mesmo com essa análise serão considerados fatores como:

  • Funcionalidade da fisioterapia, isso quer dizer que é considerado o objetivo do tratamento buscado pelo paciente. Podemos encontrar casos de fortalecimento muscular, recuperação de lesões, solução para dores localizadas, alongamento, entre outros. 
  • Presença ou ausência de processo inflamatório na região em que o paciente relata desconforto, dor ou limitação de movimento. 
  • Natureza da lesão, analisando se a dor possui característica crônica ou momentânea, se é em apenas uma região ou se está em outras partes do corpo.  
  • Condições da lesão, o que passa pela origem, sintomas visíveis e outras características que servem para classificar cada quadro.  
  • Resultado de exames de imagens como ressonâncias e outros exames que identificam lesões e traumas diversos. 

Depois de considerar todos esses elementos, o fisioterapeuta irá dizer quantas sessões serão necessárias, além de definir o planejamento de execução dessas atividades, bem como a definição dos exercícios que serão realizados ao longo do tempo. 

Pode fazer fisioterapia todos os dias?

A frequência ideal de fisioterapia depende de diversos fatores, como:

  • Tipo de lesão ou condição: Algumas lesões ou condições exigem sessões de fisioterapia mais frequentes, enquanto outras podem ser tratadas com menos frequência.
  • Gravidade da lesão ou condição: Lesões ou condições mais graves podem exigir sessões de fisioterapia mais frequentes do que lesões ou condições menos graves.
  • Progresso do paciente: A frequência das sessões de fisioterapia pode ser ajustada de acordo com o progresso do paciente.
  • Disponibilidade do paciente: A frequência das sessões de fisioterapia também deve levar em consideração a disponibilidade do paciente.

Em geral, a fisioterapia pode ser feita de 1 a 3 vezes por semana. Em alguns casos, pode ser necessário fazer fisioterapia todos os dias, especialmente em situações agudas ou em estágios iniciais de reabilitação. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre fazer fisioterapia todos os dias é a abordagem mais adequada.

É importante consultar um fisioterapeuta para determinar a frequência ideal de fisioterapia para o seu caso. O fisioterapeuta irá avaliar a sua lesão ou condição e determinar a frequência de sessões que melhor atenderá às suas necessidades.

É correto fazer fisioterapia todos os dias?

Em alguns casos, pode ser apropriado fazer sessões de fisioterapia diariamente, especialmente em situações agudas ou em estágios iniciais de reabilitação.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre fazer fisioterapia todos os dias é a abordagem mais adequada. O corpo precisa de tempo para se recuperar e se adaptar aos estímulos recebidos durante as sessões de fisioterapia. O fisioterapeuta levará em consideração a condição do paciente, o tipo de tratamento, a resposta individual e outros fatores relevantes ao estabelecer a frequência das sessões.

É fundamental seguir as recomendações do fisioterapeuta em relação à frequência e duração das sessões. Isso garantirá uma abordagem adequada e segura para a reabilitação ou tratamento em questão. Sempre consulte o profissional de fisioterapia responsável pelo seu caso para obter orientações personalizadas e precisas em relação à frequência das sessões de fisioterapia.

Quantas sessões de fisioterapia você precisa fazer

Agora, chegou o momento de conferir alguns dados sobre a média de volume de sessões de fisioterapia necessárias para tratar lesões de diferentes tipos, inclusive mais comuns como torcicolo e dor nas costas

Fisioterapia para torcicolo

Para pacientes que sofrem com torcicolo, a fisioterapia é um dos melhores caminhos para lidar com dores, limitação de movimentos e outros sintomas desse quadro. Como vimos no conteúdo específico sobre torcicolo, existem vários tipos, o que consequentemente demanda um número de sessões diferentes. 

No entanto, boa parte dos quadros mais tradicionais e leves de torcicolo são resolvidos após cerca de 10 sessões de fisioterapia. Durante esses momentos, exercícios de fortalecimento, alongamento e redução da tensão são passados para que o paciente tenha melhor desempenho muscular nessa região. 

Fisioterapia na coluna

Novamente, essa definição depende do quadro de cada pessoa, mas, tradicionalmente, pacientes que procuram tratamento fisioterápico para problemas na coluna precisam fazer pelo menos 10 sessões. Elas podem ser realizadas diariamente ou mesmo com intervalos, como por exemplo dia sim e dia não.

Vale destacar que as dores nas costas também podem acontecer devido a diversos fatores. Portanto, dependendo do tipo e do causador, pode ser necessário um volume maior de sessões e um tratamento mais complexo também. 

Fisioterapia para entorse

Entorse do tornozelo, braço, ombro e joelho são comuns, afinal, esses membros são utilizados com frequência para práticas esportivas ou mesmo atividades diárias. Nesse caso, o grau da lesão é fundamental para definir quantas sessões de fisioterapia são necessárias, em média esse número gira em torno de 15 a 20 sessões necessárias. 

Fisioterapia para fraturas

Esse é um dos casos mais comuns entre jovens e pessoas que praticam esportes, seja profissionalmente ou mesmo amador. O processo comum de pós-operatório de uma lesão que envolve fratura costuma demandar um volume entre 20 e 30 sessões de fisioterapia para que a recuperação aconteça em um tempo correto e de forma natural, sem forçar a região que foi operada.  

Quanto tempo dura uma sessão de fisioterapia

A duração de uma sessão de fisioterapia pode variar dependendo do tipo de tratamento, das necessidades individuais do paciente e das recomendações do fisioterapeuta. Em geral, uma sessão de fisioterapia costuma ter duração média de 30 a 60 minutos.

Durante esse tempo, o fisioterapeuta realizará uma avaliação inicial, desenvolverá um plano de tratamento personalizado e aplicará técnicas terapêuticas adequadas, como exercícios, alongamentos, massagens, mobilizações articulares ou outras intervenções específicas para promover a recuperação e a reabilitação do paciente.

É importante ressaltar que o tempo exato da sessão pode variar e será determinado com base nas necessidades e progresso individuais de cada paciente.

20 sessões de fisioterapia são quantos dias?

A frequência das sessões de fisioterapia pode variar dependendo do plano de tratamento estabelecido pelo fisioterapeuta e das necessidades individuais do paciente. Em geral, as sessões de fisioterapia podem ocorrer de uma a várias vezes por semana.

Se considerarmos uma frequência de três sessões por semana, por exemplo, 20 sessões de fisioterapia seriam concluídas em aproximadamente sete semanas. No entanto, é importante destacar que a duração total do tratamento pode ser maior ou menor, dependendo do caso específico e do progresso do paciente ao longo do tempo. O fisioterapeuta será capaz de fornecer uma estimativa mais precisa da duração do tratamento com base na avaliação inicial e na resposta individual do paciente.

Importância de realizar todas sessões de fisioterapia

Antes de finalizarmos esse conteúdo é essencial deixar um alerta sobre a importância de realizar todo o tratamento. Muitas vezes, após as primeiras sessões, o paciente vê melhora e deixa de fazer o restante necessário. 

Esse é um erro que pode, entre outras coisas, agravar a lesão e fazer com que o problema volte a aparecer. 

É preciso entender que um tratamento fisioterápico é dividido, pelo menos, em 3 partes:

Combate às dores

Nas primeiras sessões o foco dos exercícios é atuar diretamente nos sintomas apresentados, principalmente no que diz respeito ao alívio de dores. Porém, também é nesse momento que acontece a redução de inflamação local e ainda prevenção de contraturas musculares e problemas vasculares. 

Trabalho para o movimento do corpo

A segunda etapa de um tratamento fisioterápico é pautada no objetivo de melhorar e ampliar toda a estrutura do movimento do corpo humano, olhando para a região em que há um problema. Assim, o desempenho tecidual e muscular são impactados para que seja criada condição para evolução e fortalecimento. 

Fortalecimento

Por fim, a última etapa é composta por exercícios para fortalecimento muscular, ganho de força desses músculos e melhoria da rigidez articular. Esse acompanhamento é fundamental para que o aumento de dificuldade aconteça de forma controlada e, principalmente, de forma não agressiva ao corpo humano.  

Portanto, o objetivo da fisioterapia é fazer com que você tenha plenas condições para realização de atividades sem que isso comprometa a saúde do seu corpo e sem fazer com que você sinta dores em movimentos, dos mais complexos aos mais simples. 

No caso de tratamentos para lesões e mesmo quadros de dores como torcicolo. O objetivo das sessões de fisioterapia é compreender o que seu corpo precisa para lidar com esse problema e criar condições, e isso passa por fortalecimento, melhoria da postura, alongamento e exercícios, para que essas dores não sejam comuns e atrapalhem o seu dia a dia.  

Quanto custa uma sessão de fisioterapia?

O valor de uma sessão de fisioterapia pode variar muito, dependendo de diversos fatores, como:

  • Localização: Os preços podem ser mais altos em grandes cidades e regiões metropolitanas.
  • Especialidade do fisioterapeuta: Fisioterapeutas com especialidades mais raras, como fisioterapia esportiva ou fisioterapia neurológica, podem cobrar mais caro.
  • Tipo de tratamento: O preço da fisioterapia pode variar de acordo com o tipo de tratamento utilizado, como fisioterapia manual, eletroterapia ou cinesioterapia.
  • Plano de saúde: Se você tiver plano de saúde, o valor da fisioterapia pode ser coberto pelo plano.

Para saber o valor exato de uma sessão de fisioterapia, você deve consultar um fisioterapeuta. O profissional irá avaliar sua situação e determinar o preço do tratamento.

Agora que você tem acesso às informações sobre a quantidade de sessões de fisioterapia necessária para tratamento de lesões diversas, inclusive torcicolo, sabe o que é preciso para acabar com seu problema.

Entre em contato com a gente, veja como marcar uma consulta com a equipe especializada em cada área e conheça melhor a Clinica Vicci em BH

Leave a comment