Skip links
qualidade de vida e saúde

Entenda a relação entre qualidade de vida e saúde

Qualidade de vida e saúde são dois termos que normalmente andam juntos. Sempre que perguntamos sobre objetivos, planos e desejos para o futuro, essas palavras aparecem e, geralmente, em sequência. 

Mas, afinal, o que é qualidade de vida? O que é saúde? Como esses termos se relacionam e por que é difícil falarmos em um sem lembrarmos do outro? Ao longo desse conteúdo, você vai entender detalhes sobre essa relação e saber como focar nesses objetivos em sua vida. 

Você vai ver nesse conteúdo:

  • O que é qualidade de vida?
  • Qual o conceito de saúde?
  • Qual a relação entre qualidade de vida e saúde?
  • O que é preciso para ter qualidade de vida?
  • Como contribuir para sua saúde?
  • Importância dos cuidados do corpo para qualidade de vida e para saúde

Qual o conceito de qualidade de vida?

Para esclarecermos o que é qualidade de vida é necessário deixar claro que existem vários conceitos e variações a respeito do significado desse termo. Vamos partir do que é apontado pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a OMS, o conceito de qualidade de vida diz respeito à percepção que o indivíduo possui de sua inserção em um contexto cultural e a percepção individual, passando por objetivos, desejos, expectativas, padrões sociais, rotinas e preocupações.

Dessa forma, podemos dizer que a qualidade de vida está associada a fatores como autoestima, bem-estar e, principalmente, saúde de uma pessoa. Fatores que são percebidos diariamente na vida de qualquer pessoa.

Qual o conceito de saúde?

Segundo a OMS, a saúde é um estado de equilíbrio físico, mental e social, no qual uma pessoa é capaz de realizar suas atividades diárias de forma plena, enfrentar desafios e lidar com o estresse de maneira eficaz. Além disso, a saúde não é apenas uma condição individual, mas também está relacionada ao ambiente em que vivemos, incluindo aspectos sociais, econômicos e culturais.

A saúde envolve não apenas a ausência de doença, mas também a promoção do bem-estar físico e mental, a prevenção de doenças e lesões, o acesso a serviços de saúde de qualidade, o apoio social e a capacidade de adotar estilos de vida saudáveis. É um estado dinâmico que pode ser influenciado por fatores genéticos, ambientais, comportamentais e sociais.

Qual a relação entre saúde e qualidade de vida?

Relação entre saúde e qualidade de vida

Como vimos, é impossível falarmos sobre qualidade de vida sem falarmos sobre saúde. Um dos principais pilares para ter qualidade de vida é cuidar da saúde física e mental, assim, é impossível pensarmos que uma pessoa com a saúde completamente debilitada tenha qualidade de vida. É claro, que é preciso considerarmos que existem outros fatores que influenciam no conceito e na percepção sobre qualidade de vida. 

Sobre essa relação, um tema cada vez mais frequente é a importância da saúde mental para a qualidade de vida de uma pessoa. Estresse, ansiedade, depressão e Burnout são doenças totalmente vinculadas às questões psicológicas e emocionais e afetam diretamente a percepção sobre qualidade de vida. 


Segundo um estudo feito pelo Portal Saúde e Bem Viver, “Há 20 anos, o maior número de afastamentos era por conta de acidentes do trabalho, de trajeto ou por problemas ortopédicos. Hoje, a situação se inverteu. Em uma rápida análise, percebemos que na Unidade da Moema 70% são de pacientes com problemas psiquiátricos. Em seguida vêm os problemas ortopédicos”.

Por outro lado, também podemos destacar os elementos dessa percepção presentes na relação entre qualidade de vida e saúde física. De uma forma direta, a condição física impacta diretamente em decisões, escolhas e visão de mundo de uma pessoa. 

Portanto, cuidar da saúde, mental e física, é um dos principais caminhos para ter qualidade de vida.

O que fazer para priorizar qualidade de vida e saúde em seu dia a dia?

Cada dia que passa, encontramos mais comentários sobre a necessidade de priorização da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde em nosso dia a dia. Porém, o que é preciso para realmente focar atenção e ações nesses campos?

A seguir, você confere algumas dicas para ter qualidade e para contribuir diariamente para sua saúde. Confira:

O que é preciso para ter qualidade de vida?

Para esse tópico, é preciso destacar que não existe uma fórmula mágica. Cada pessoa possui uma visão de mundo e isso afeta o que é preciso para ter qualidade de vida. No entanto, a seguir, vamos apresentar algumas dicas que servem para a maioria das pessoas.  

Dedicar tempo às pessoas e atividades que você gosta: essa medida é uma das mais importantes para a percepção de sociedade, afeto e felicidade. Estar com pessoas que você gosta, geralmente, é fundamental para a busca por qualidade de vida.

Além disso, dedique tempo para fazer as coisas que você gosta. Hobbies são fundamentais para dar leveza à vida, além de contribuir para a integração com outras pessoas e sentimento de pertencimento a um grupo.  

Tenha hábitos saudáveis: criar uma rotina de hábitos saudáveis é fundamental para ter qualidade de vida. Isso envolve evitar vícios prejudiciais à saúde e adotar práticas como leitura, meditação e relaxamento de forma frequente. 

Estabeleça uma rotina agradável: aqui, o principal ponto de atenção é ter cuidado com trabalho em excesso. Muitas pessoas possuem uma rotina muito corrida, estressante e pouco agradável, o que gera a sensação de frustração, tempo perdido e esgotamento. Evitar isso, é fundamental para quem busca qualidade de vida. 

Cuide da sua saúde: já que a relação entre qualidade de vida e saúde é próxima, cuidar da saúde é essencial para ter mais qualidade de vida no seu dia a dia. No próximo capítulo você confere algumas dicas práticas para alcançar esse objetivo.

Como contribuir para sua saúde?

Como vimos, um dos principais passos para ter qualidade de vida é cuidar da saúde física e mental. Por isso, a seguir, você encontra alguns passos básicos para cuidar da sua saúde no dia a dia. 

Tenha uma alimentação balanceada: evite o excesso de alimentos gordurosos, industrializados e de muito açúcar em sua alimentação diária. Lembre-se: o que você reflete em sua disposição e energia durante o dia. 

Sono de qualidade: o sono é fundamental para reparação celular e para recuperação muscular do seu corpo. A falta de sono de qualidade pode gerar problemas como insônia e sono durante o dia. Logo, crie hábitos saudáveis para dormir bem. 

Cuide da sua saúde mental: buscar momentos de silêncio, trabalhar a inteligência emocional e cuidar das suas relações são ações que contribuem para a sua saúde psicológica. Além disso, vale a pena contar com momentos de silêncio, meditação e relaxamento, evitando estresses diários e a necessidade de lidar com os problemas que aparecem todos os dias. 

Beba água: a água é fundamental para o corpo humano. Hidratar-se bem é fundamental para células, tecidos e para o organismo de forma geral. 

Pratique exercícios e atividades físicas: a prática regular de atividades físicas é fundamental para a qualidade de vida e para sua saúde. Afinal, por meio de exercícios é possível obter condicionamento físico, disposição, energia, bom humor e resistência para o dia a dia, além de evitar doenças como obesidade, depressão, doenças respiratórias, cardiovasculares, entre outras. 

Se você não pratica nenhuma atividade física, o importante é movimentar-se. Os principais exercícios físicos para iniciantes não envolvem muitos esforços e têm como base a progressão e aumento de esforço à medida do tempo.

Importância dos cuidados do corpo em relação entre saúde e qualidade de vida

Agora que falamos sobre a relação entre qualidade de vida e saúde, destacamos seus conceitos e ainda deixamos dicas, chegou a hora de comentar sobre a importância dos cuidados com o corpo. 

Manter o corpo com saúde é fundamental para a busca de mais qualidade de vida. Por isso, boa parte dos cuidados que apresentamos acima, lidam diretamente com esse objetivo. 

Nesse momento, é importante entender a necessidade de acompanhamento especializado e profissional para quem deseja começar uma rotina mais saudável. 

Começar uma rotina de práticas de atividades físicas, por exemplo, se transforma em um desafio mais acessível quando você conta com suporte de uma equipe de médicos e fisioterapeutas focados em te ajudar nesse objetivo. 

Depois de ler esse conteúdo, a relação entre qualidade de vida e saúde ficou clara? Acompanhe nosso blog e receba dicas e informações sobre saúde e bem-estar para adotar em seu dia a dia.

Na Clínica Vicci em BH você encontra especialistas focados em levar qualidade de vida e saúde para nossos pacientes da melhor forma possível.

Entre em contato conosco e agende uma consulta.

Leave a comment