Skip links
Tecnologia e saúde: como a inovação ajuda a medicina

Tecnologia e saúde: como a inovação ajuda a medicina

Inovações tecnológicas são realidades nas diversas áreas imagináveis. Porém, quando o assunto é tecnologia e saúde, essa relação é ainda mais próxima, afinal, não dá para negar a evolução dos métodos, tratamentos, diagnósticos e procedimentos médicos que foram impulsionados por dispositivos e invenções tecnologias. 

No entanto, pode ser complicado entender como funciona essa relação na prática. Afinal, para quem está de fora, é mais complexo entender o processo evolutivo desses métodos e pensarmos sobre como era e como é hoje.

Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar um pouco desse cenário e mostrar alguns tratamentos e soluções médicas que são baseadas em tecnologia que você, enquanto paciente, pode ter acesso. Acompanhe, 

Qual o impacto da tecnologia na área da saúde?

De uma forma direta, podemos dizer que a relação próxima entre tecnologia e saúde é fundamental para a melhora na qualidade de vida das pessoas e também na qualidade de trabalho dos profissionais de saúde. 

Olhando para a história dessa relação, é possível entendermos que esses avanços fazem parte da história das áreas da saúde. Desde os primórdios, tratamentos e métodos avançam à medida que a sociedade tem mais contato com tecnologia e conhecimento. 

Sistemas operacionais, equipamentos modernos, engenharia e tecnologia biomédica, prontuários e atendimento eletrônico, esses são alguns exemplos de resultados provenientes da relação entre tecnologia e saúde que hoje em dia são elementos já integrados ao processo. 

Entre todos os avanços, o diagnóstico por imagem é considerado um marco para muitos profissionais. A possibilidade de identificar patologias de forma mais ágil e em um estágio precoce é algo que revolucionou o diagnóstico de doenças e possibilitou que muitos pacientes conseguissem cura. 

Por fim, ainda vale a pena destacar que a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e análises sobre quadros, tratamentos e novas formas de olhar para situações médicas. 

É inegável a importância para o desenvolvimento de vacinas e de material para o tratamento de quadros e doenças que antigamente não eram compreendidos em sua totalidade. 

Tecnologia e saúde: surgimento da telemedicina

Um dos principais tópicos sobre a relação entre tecnologia e saúde é a possibilidade da telemedicina. Com toda questão envolvendo a globalização e o conhecimento multiplicado em todo o mundo, a telemedicina é um avanço importante para possibilitar a ampliação de visões e utilização de tratamentos inovadores. 

Além de possibilitar o atendimento por meio de tecnologias como chamadas de vídeo, utilização de softwares e dispositivos como um computador, a telemedicina também é fundamental para o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da saúde, visto que reduz a distância geográfica da localização das pessoas. 

Mesmo que essa prática tenha sido amplamente adotada a partir de 2020, desde a década de 50, meios como a televisão e o rádio já eram utilizados para levar atendimento médico a lugares mais remotos. Isso comprova que a tecnologia contribui há algum tempo para procedimentos de saúde. 

Impacto da tecnologia na saúde das pessoas no dia a dia

Além dos procedimentos realizados em consultórios, clínicas ou mesmo em hospitais, os avanços tecnológicos são responsáveis pelo desenvolvimento de uma série de dispositivos que são utilizados diariamente por pessoas para olhar com mais atenção para a saúde. 

Recentemente, foi veiculada uma notícia de uma pessoa que foi salva graças ao uso de um relógio inteligente que disparou um alerta e chamado para autoridades por meio da função de detecção de queda presente em seu software. Esse tipo de equipamento também é capaz de medir os batimentos cardíacos ou mesmo avisar sobre o tempo ocioso das pessoas. 

Aparelhos como este estão presentes nas vidas das pessoas e diariamente contribuem para atividades que vão desde a aferição da pressão até mesmo o auxílio em recuperação

Sobre o uso diário, e olhando para a medicina ortopédica, um outro elemento importante é o avanço da utilização de próteses. Para termos uma ideia, atualmente já existem próteses que fazem com que a pessoa sinta a perna.  

5 exemplos de bons usos de tecnologia na área da saúde

Agora que vimos como funciona a relação entre tecnologia e saúde, vamos apresentar 5 tratamentos e procedimentos que utilizam aspectos tecnológicos para o desenvolvimento da melhor solução para o tratamento de um quadro. 

É importante ressaltar que vamos focar apenas em tratamentos relacionados à medicina esportiva, ortopedia e fisioterapia. Confira:

1. Prontuário eletrônico

Vamos começar com um exemplo bem simples. Antigamente, era complicado ter acesso aos diagnósticos, exames ou mesmo receitas médicas, afinal, tudo dependia de um papel impresso, muitas vezes, em uma via única. 

Atualmente, toda a tecnologia de compartilhamento de dados e big data, permite o compartilhamento de informações e arquivamento em tempo real, dando mais segurança e agilidade ao processo. 

2. Marcação de consultas

Ainda estamos em exemplos simples. Antigamente, um dos principais gargalos para os pacientes era o processo de marcação de consultas. Hoje, por meio de ferramentas de comunicação e gestão de tempo, tudo isso pode ser feito em alguns instantes por meio de um aplicativo ou mesmo via site de uma clínica, do hospital ou mesmo de um profissional específico. 

3. Cirurgia robótica

Imaginar um procedimento cirúrgico sendo realizado por um médico com a ajuda de um robô pode ser algo do futuro para muitas pessoas, porém, procedimentos assim já são realizados em todo o mundo. 

Essa tecnologia utiliza de dispositivos como realidade aumentada e inteligência artificial para fazer com os médicos tenham acesso a elementos que não são percebidos da forma tradicional. Assim, aumenta-se a precisão, controle, flexibilidade e a eficiência de cada procedimento, alcançando patamares ainda mais elevados de cura. 

É importante deixar claro que isso não quer dizer deixar uma máquina realizar todo o procedimento. Na prática, é utilizar tecnologia para dar ainda mais controle para o médico. 

4. Recovery Pump

Um dos principais equipamentos utilizados para auxiliar o profissional especializado em medicina esportiva é o Recovery Pump. Esse dispositivo atua para auxiliar a recuperação muscular e ainda para evitar e reduzir dores, edemas e fadiga, principalmente em atletas e pessoas praticantes de esportes. 

Para isso, é utilizada uma tecnologia baseada na combinação entre compressão e crioterapia. A compressão é importante para o bombeamento natural, evitando o acúmulo de fluidos e reduzindo a inflamação. Já a crioterapia é a aplicação de baixas temperaturas que impactam na redução de dores e do processo inflamatório. 

5. Ondas de choque 

Um elemento importante sobre a relação entre tecnologia e saúde é o surgimento de mais tratamentos não invasivos para lidar com lesões ou mesmo algumas doenças. Entre essas alternativas, a solução via ondas de choque ganha destaque.  

Por meio da utilização de ondas acústicas, há a interação com os tecidos do corpo humano possibilitando, entre outras coisas, a produção de colágeno e dissolução de calcificações. 

Portanto, esses são alguns tratamentos que foram beneficiados por meio da relação entre tecnologia e saúde nos últimos anos. É interessante pensarmos que o resultado é amplamente positivo para pacientes e médicos, visto que, geralmente, são criados métodos mais eficientes e práticos, auxiliando em todos os procedimentos. 

Aqui na Vicci, tecnologia e saúde andam lado a lado e são aliadas para alcançarmos o objetivo que é proporcionar uma experiência única, gerando maior qualidade de vida para nossos pacientes.

Entre em contato conosco e marque agora uma consulta com nossa equipe especializada. 

Leave a comment