Skip links
Qual o melhor calçado para o meu dia a dia

Qual o melhor calçado para o meu dia a dia?

Trabalhar, praticar esportes, passear: cada ocasião exige algo diferente nos pés, mas foco deve ser o conforto

É bastante comum as pessoas se perguntarem sobre como escolher o calçado ideal, no intuito de que sejam confortáveis e possam prevenir doenças nos pés. Dentro dessas dúvidas temos várias questões que devem ser analisadas:

· Esse calçado é para esporte ou trabalho?

· Tenho ou não tenho diabetes?

· Fico mais de 8h com este calçado todos os dias?

Nem sempre a resposta é direta e objetiva, mas algumas dicas podem ajudar a tomar a melhor decisão.

Para pessoas diabéticas ou com pés insensíveis: Dê preferência aos calçados que não possuam costuras internas, tenham a parte da frente mais alta e mais larga (câmara anterior alta e larga), com o solado rígido (não dobrem facilmente) ou que permitam a inserção de palmilhas de contato total (que apresentem distribuição de peso uniforme na planta destes pés).

Para corredores: Dê preferência aos calçados que proporcionem o conforto. Não devemos escolher o tênis pensando somente na marca ou desejo. Temos um alinhamento fisiológico dos nossos tornozelos e pés e estamos adaptados a essa condição. Modificar a normalidade, quando não temos dor ou desconforto, pode desencadear atritos e tendinites.

Nossa escolha não deve se basear no alinhamento (pronadoneutro ou supinado) a não ser que apresentemos dordeformidadecalosidades ou dificuldade para praticar esportes!

Posso usar salto alto ou sapato social todos os dias? Nossos pés se adaptam àquilo ao que nós os submetemos. Se possível utilize os “calçados não ideais” (scarpin, saltos finos, de bico estreito), por um período curto do dia (menos de 3h contínuas). A dica para as mulheres é ter dois calçados, um na bolsa e o outro nos pés. Usar os calçados de desejo, quando precisar ficar elegante e em momentos especiais, e os mais protetores e confortáveis quando não estiver nestes momentos.

A dica para os homens é seguir o conforto. Sapatos com solado pouco flexível e com palmilhas confortáveis. Dessa forma os pés terão melhor adaptação durante o dia. A escolha das meias também é importante. Evite meias grossas, que não permitam a transpiração dos pés. É orientado usar médias que mesclem tecido sintético e algodão, que dissipem calor e evitem atritos.

Na dúvida, procure seu ortopedista de confiança.

Se você tem dúvidas ou sugestão de temas, envie para danielbaumfeld@gmail.com

Entre em contato

Leave a comment