Skip links
Exercícios físicos para iniciantes

Exercícios físicos para iniciantes: como começar?

Praticar esportes e atividades físicas é um dos principais pilares para manter uma rotina saudável, para cuidar do corpo e da mente e ainda buscar qualidade de vida. No entanto, como começar? Quais são os exercícios físicos recomendados para iniciantes?

Essas questões geralmente são presentes e frequentes, sobretudo em quem não possui uma rotina de exercícios físicos e deseja começar. Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar algumas dicas para que esse objetivo seja alcançado, continue lendo. 

Por que é importante começar a fazer exercícios físicos? 

Se você chegou a esse conteúdo, provavelmente já entende a importância dos exercícios físicos para o seu dia a dia. Porém, vamos destacar a seguir. 

Praticar atividades físicas com regularidade é uma das principais formas de combater o sedentarismo e combater doenças cardiovasculares, obesidade, depressão e inclusive alguns tipos de câncer. 

Para além disso, a prática constante ainda atua ativamente para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental do ser humano. Está comprovado que durante a prática de exercícios físicos, o nosso corpo produz e libera algumas substâncias como a dopamina e a serotonina. 

Essas substâncias servem para controlar emoções, servindo para controlar estresse e tristeza. Por consequência, ainda são hormônios conhecidos por causar a sensação de prazer e bem-estar. 

Exercícios físicos para iniciantes: o que é preciso para começar?

A primeira coisa que precisamos falar sobre como criar uma rotina que envolva exercícios físicos é a dificuldade em dar o primeiro passo. Geralmente, essa é a parte mais difícil, afinal, é preciso mudar a rotina e os hábitos. 

Primeiro passo para começar

Logo, o primeiro passo para começar a praticar exercícios físicos é escolher uma modalidade que não represente tanto esforço para sua prática. Isso quer dizer que você precisa escolher algo que goste de fazer, tenha interesse ou mesmo que não vá exigir tanto esforço. 

Além disso, é importante que esse começo aconteça de forma gradual. O erro de muitas pessoas ao iniciar é colocar um programa extenso de atividades físicas e inclusive com carga alta. Isso leva à desistência e também pode causar algumas lesões. 

Evolução constante

Assim como muitas coisas na vida, a prática de exercícios físicos tende a ser aprimorada à medida que se transforma em uma rotina. Por isso, colocar metas de evolução é importante para que o começo seja gradual e ao mesmo tempo para que os impactos sejam percebidos.  

Adiante no conteúdo, vamos apresentar algumas alternativas de exercícios físicos recomendados para iniciantes. No entanto, começar com uma caminhada e buscar condicionamento físico antes de praticar uma corrida de rua é um ótimo exemplo de como começar de forma gradual e buscar a evolução. 

Chame pessoas para começar com você

Há diversos estudos que comprovam que pessoas que começam a praticar exercícios físicos acompanhadas de amigos, familiares ou colegas de trabalho conseguem permanecer durante mais tempo nessa rotina. 

Além da motivação mútua entre as pessoas, praticar exercícios físicos em companhia pode se transformar em um importante momento de interação no seu dia. Dessa forma, as chances de você faltar ao treino são diretamente reduzidas. 

Constância é tudo

Se você está querendo realmente fazer exercícios físicos em seu dia a dia, você precisa de constância ao começar. É necessário que seu corpo entenda que essa prática faz parte da rotina e isso só é alcançado com a prática continua. 

Dessa forma, evite fazer uma caminhada longa a cada 2 semanas. Se possível, foque em atividades regulares, como uma caminhada de 30 minutos por dia.   

Cuidado com os limites do seu corpo

Começar uma nova atividade física é algo estimulante e empolgante. No entanto, é necessário entender os limites do corpo e tomar cuidados para não ultrapassá-los. Evite forçar a musculatura e articulações além do necessário e tenha um momento de descanso. 

Esses cuidados são fundamentais para evitar lesões, para recuperação muscular e para evitar que todo o avanço seja interrompido por uma contusão desnecessária.  

Exercícios  físicos recomendados para iniciantes

Agora que você já sabe alguns passos importantes para começar a praticar exercícios físicos, vamos apresentar algumas modalidades que são indicadas para iniciantes. Confira:

Caminhada

Como falamos ao longo do conteúdo, começar com uma caminhada leve diariamente é um ótimo caminho para quem deseja ter uma rotina mais saudável. Além da facilidade para começar, vale destacar que não é preciso investir em equipamentos, basta um bom tênis e muita vontade. 

Começar com caminhadas diárias de 30 a 40 minutos é o indicado para quem está saindo do zero. Dessa forma, evita-se o esforço excessivo em regiões como joelho e tornozelo e proporciona condicionamento físico para avançar para corridas e tempo maior de caminhada. 

Natação

A natação é um dos esportes mais escolhidos por quem deseja criar uma rotina de exercícios físicos. Entre as inúmeras vantagens dessa prática, podemos destacar o fato de  trabalhar de forma eficiente todas as partes do corpo, incluindo músculos, sistema respiratório entre outros. 

Para quem vai começar agora, a dica é não esquecer dos exercícios de aquecimento e alongamento antes de entrar na piscina. Esses movimentos são importantes para evitar lesões e fazer com que o corpo esteja preparado para a prática. 

Bicicleta

Andar de bicicleta é uma das ações mais tradicionais da nossa sociedade. Adotar essa prática como um exercício físico constante é uma ótima forma para começar a se exercitar com mais frequência. 

Seja por meio do Spinning, nome dado ao ciclismo praticado em salas, ou por meio do ciclismo ao ar livre, essa atividade permite o trabalho de vários músculos e áreas do corpo e oferece vários benefícios. Além disso, podemos destacar o fato de ser um esporte de pouco impacto, quando comparado à corrida.  

Musculação

Para finalizarmos essa parte, vale a pena destacar que a musculação também pode ser um bom caminho para quem está começando. Equilibrar atividades de força com aeróbico é uma ótima forma de condicionar seu corpo e fortalecer para outros exercícios que demandam mais força. 

No entanto, é sempre necessário destacar a importância de um acompanhamento profissional. No caso da musculação, contar com um personal é importante para evitar lesões e ter uma ficha bem distribuída. 

Exercícios físicos para iniciantes: importância do acompanhamento médico

Falando sobre acompanhamento profissional, é necessário falar sobre a importância de ter acompanhamento médico para começar a praticar atividades físicas com frequência. 

Além da realização de um check-up para garantir que está tudo certo para o início, é necessário acompanhamento constante de médicos, sobretudo ortopedistas e especialistas em medicina esportiva, fisioterapeutas e nutricionistas para que haja um trabalho de prevenção de lesões.

Esse trabalho em conjunto é fundamental para que você tenha condições para realmente começar com pé direito. Entendendo suas particularidades e características, é possível saber quais os melhores treinos, cuidados e hábitos para que você adote essa rotina sem que cause danos para o seu corpo. 

Assim, começar a praticar exercícios físicos se transforma em um desafio menos complicado e mais acessível para iniciantes e para quem deseja mudar de vida. 

Agora que você sabe como é possível começar e criar um hábito de exercícios físicos para iniciantes, chegou a hora de colocar a mão na massa. Entrar em contato conosco e agendar uma consulta pode ser o primeiro passo para você mudar de vida e adotar um estilo de vida mais saudável. 

Leave a comment