Dor crônica nas articulações: é normal?

A dor crônica nas articulações, que também é chamada de dor articular em muitos casos, é um quadro que afeta muitas pessoas atualmente. Seja na realização de tarefas cotidianas, como subir escadas, trabalhar ou brincar com os filhos, ou mesmo durante a prática de atividades físicas, é possível presenciarmos queixas sobre essas dores.

Por causa dessa grande quantidade de pessoas que sentem, há um sentimento de que essas dores são normais. Porém, não é bem assim. Ao longo desse conteúdo você vai entender que sentir dor nas articulações não é um processo normal e que existem tratamentos para evitar, amenizar e acabar com esse problema.

O que você encontra nesse conteúdo sobre dores crônicas nas articulações:

• O que é uma dor crônica?
  • O que é uma dor crônica nas articulações?
  • Como identificar uma dor crônica
  • É normal sentir essas dores?
  • Tipos de dores crônicas articulares
  • Tratamentos
  • Quando procurar um médico

O que é uma dor crônica?

Dor crônica é o nome dado às dores que permanecem por um período além do tempo de cura do tecido, articulação ou músculo, que, em geral, é de 3 meses. Além disso, podemos definir como a evolução da dor aguda, afinal, é um sintoma que acompanha o paciente por um prazo maior, ao invés de um momento único.

As dores crônicas, normalmente, são sinais de disfunções no sistema nervoso ou nas fibras nervosas do membro afetado. Outro fato interessante é que estão muito associadas a doenças progressivas como artrite reumatoide, artrose da coluna ou dos joelhos, fibromialgia ou câncer.

Por fim, para fecharmos este capítulo sobre o conceito de dores crônicas vale destacar que normalmente surgem após alguma lesão, evento ou infecção e podem ser agravadas por fatores externos.

A seguir, vamos entender mais sobre dor crônica nas articulações. Acompanhe:

Dor crônica nas articulações

Ainda na parte de conceitos, de acordo com o site da Secretaria de Saúde, a dor crônica nas articulações é um tipo de doença crônica e grave das articulações, que se apresenta sob várias formas. Em todas elas, provoca inflamação, dor e rigidez nas articulações afetadas.

Ainda analisando o que diz essa fonte, com essas dores, as articulações enfraquecem e acabam por se deformar, a tal ponto que o seu funcionamento fica substancial ou mesmo totalmente prejudicado.

Como identificar uma dor articular?

É preciso destacar as diferenças entre dores articulares crônicas e dores musculares. Quando a dor é nos músculos, normalmente, é intensificada ao realizar movimentos que demandam alto esforço desses órgãos.

Por outro lado, uma dor articular é responsável por não permitir que o movimento seja realizado de forma completa. Além disso, ainda é possível sentir febre local e identificar vermelhidão local.

É normal sentir dor crônica nas articulações?

Agora que o conceito está claro, vamos à resposta do questionamento inicial deste texto. Sentir dor nas articulações, apesar de ser algo comum, não é um quadro normal.

Na maioria das vezes, essas dores indicam que há algo de errado, normalmente uma lesão que não foi tratada corretamente. Quando olhamos para as dores crônicas, o cenário é o mesmo e esse problema precisa ser tratado para que não tenha uma evolução.

Por isso, se você sente uma dor crônica em alguma articulação, é necessário procurar um ortopedista para entender do que se trata e começar um tratamento.

Tipos comuns de dores crônicas nas articulações

O corpo humano possui três tipos de articulações e todas elas podem ser atacadas por essas dores. Abaixo, vamos explicar os principais quadros que são caracterizados por esses sintomas.

Artrite

A artrite é uma inflamação nas articulações que provoca dores intensas e ainda afeta a capacidade de realização de movimentos. Existem várias causas para essa condição, no entanto, é mais comum em mulheres e está relacionada ao sobrepeso.

A artrite é um quadro crônico, mas pode ser tratada com anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia, que ajudam principalmente na recuperação dos movimentos, na redução de dores e para evitar a piora do quadro.

dor-cronica-fisioterapia

Artrose

Já que falamos da artrite, é preciso falarmos da artrose, visto que esses quadros são facilmente confundidos. A artrose ou osteoartrite como também é conhecida é uma patologia que pessoas com idade avançada e é causada pelo desgaste cartilaginoso, fazendo com que os ossos tenham um impacto entre eles durante o movimento

O resultado direto são dores que evoluem com o passar dos anos e pode afetar várias articulações do corpo como joelho, cotovelo, coluna,  juntas dos dedos das mãos e demais que são revestidas com cartilagem.

Tendinite

Tendinite é uma dor crônica associada à inflamação dos tendões, sobretudo pelo uso excessivo da articulação durante atividades como esportes, trabalhos, lazer ou mesmo de rotinas.

Pessoas que ficam sentadas por um longo período de tempo ao trabalho, por exemplo, podem desenvolver tendinite além de outros problemas relacionados à falta de uma postura correta

Fibromialgia

Por fim, vale a pena citar a  fibromialgia. Embora seja classificada como uma doença idiopática, é uma patologia crônica que resulta em algumas dores intensas por todo o corpo.

Sobre esse quadro, muitas vezes não há uma causa específica. Porém, as dores estão relacionadas com alterações emocionais e estresse elevado e podem gerar sintomas como cansaço excessivo, cefaleia e dificuldades para dormir e repousar de forma eficiente.

Quando procurar um médico para dores articulares?

Já que as dores podem ser comuns, é preciso saber que existem alguns alertas sobre a necessidade de procurar um médico para começar um tratamento.

Nesse caso, os principais sintomas de que a dor articular pode evoluir para outra condição são:

• Inchaço, sensação de queimação e vermelhidão da articulação
  • Novas erupções, manchas ou manchas roxas
  • Lesões na boca, nariz ou genitais
  • Dor no tórax, dificuldade para respirar ou uma tosse nova ou grave
  • Dor abdominal
  • Febre, sudorese, perda de peso ou calafrios
  • Vermelhidão ou dor ocular

Quando constatada a frequência da dor e a presença de algum desses sinais, é necessário procurar um ortopedista, para que ele consiga identificar a natureza e, inclusive, definir se trata-se de uma doença com tratamento via reumatologia

Por fim, vale destacar que as dores crônicas são comuns em pessoas de idade avançada, afinal, muitas são causadas pelo desgaste natural das articulações e cartilagens. Assim. a recomendação é que, mediante ao avanço da idade, a avaliação médica se torne uma rotina, prevenindo o avanço desses quadros e criando condições para amenizar essas dores.

Como tratar a dor crônica nas articulações?

Como as dores crônicas normalmente afetam a funcionalidade do corpo humano, limitando movimentos e gerando inflamação, o fortalecimento por meio de atividades fisioterápicas é o principal tratamento.

Além disso, o uso de medicamentos também pode ser indicado, sobretudo para pacientes que possuem um histórico de doenças do tipo. Outro detalhe muito importante nesse tratamento é o repouso, afinal, é necessário oferecer descanso de qualidade para o corpo.

Agora que você já entende todos os detalhes sobre a dor crônica nas articulações, consegue definir se o que está sentido possui essa característica ou não. Além disso, já sabe também sobre a importância de um médico para diagnóstico e de fisioterapia para o tratamento.

Aqui na Vicci, você encontra tudo que é preciso para diagnosticar e tratar uma dor crônica nas articulações.

Entre em contato e tenha acesso ao melhor time de profissionais preparado para te ajudar a ter saúde e qualidade de vida, sempre.